Vaticano divulga intenção de oração do Papa para outubro de 2024
Através de uma mensagem de vídeo, Francisco afirma que todos os cristãos são responsáveis pela missão da Igreja e que os sacerdotes não são os chefes dos leigos, mas seus pastores.
Cidade do Vaticano (30/09/2024 14:22, Gaudium Press) A Rede Mundial de Oração do Papa, com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, divulgou nesta segunda-feira, 30 de setembro, a intenção do Santo Padre para este mês de outubro: “Por uma missão comum”, tema vinculado à assembleia geral do Sínodo que se aproxima.
Todos os cristãos são responsáveis pela missão da Igreja
Através de uma mensagem de vídeo, Francisco afirma que “todos os cristãos somos responsáveis pela missão da Igreja” e que os sacerdotes não são os chefes dos leigos, mas seus pastores. “Jesus nos chamou a uns e a outros. Não a uns acima dos outros, nem a uns de um lado e a outros de outro, mas sim em complementaridade. Somos comunidade. Por isso, devemos caminhar juntos percorrendo o caminho da sinodalidade”.
O Pontífice assegura ainda que não importa se alguém é motorista de ônibus, camponês ou pescador. A missão é a mesma: “dar testemunho com nossas vidas. E sermos corresponsáveis na missão da Igreja. Os leigos, os batizados, são Igreja em sua própria casa, e devem cuidar dela. O mesmo que nós, os sacerdotes, os consagrados. Cada um oferecendo o melhor que sabe fazer. Somos corresponsáveis na missão, participamos e vivemos na comunhão da Igreja”.
Riqueza do povo santo de Deus
Por fim, o Papa exorta os fiéis para que rezem pedindo “para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um estilo de vida sinodal, como sinal de corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos”.
As imagens que acompanham as palavras do Santo Padre mostram a riqueza do povo santo de Deus: os diversos ministros dentro e fora das paróquias, os distintos carismas, os momentos de vida em comum. O vídeo foi produzido pela Diocese de Brooklyn, com a ajuda de DeSales Media, a colaboração da Secretaria Geral do Sínodo, e com o apoio da Fundação da Rede Mundial de Oração do Papa. (EPC)
Deixe seu comentário