Vaticano: Convênio internacional para a formação permanente dos sacerdotes
Este Congresso visa oferecer uma experiência paradigmática de formação permanente dos sacerdotes, promovendo um estilo participativo e sinodal. As atividades, que acontecerão no Auditório da Conciliazione, estão programadas para cinco dias.
Redação (02/02/2024 10:29, Gaudium Press) O Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização e o Dicastério para as Igrejas Orientais, organiza, de 6 a 10 de Fevereiro, o Convênio Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes, com o tema “Reaviva o dom de Deus que está em ti” (2 Tm 1, 6), em referência à Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis: “A beleza de ser discípulos hoje. Uma formação única, integral, comunitária e missionária”.
Aproximadamente mil pessoas de todos os continentes participarão deste evento, sendo o Brasil o país mais representado, seguido pelo México, Itália, Polônia e Filipinas. Além disso, estarão presentes sacerdotes, religiosos e leigos de países como Islândia, Burundi, El Salvador, China, Guatemala, Moldávia, Rússia, Ucrânia, e de 60 outros países.
Iniciar um processo com as Igrejas locais
Este Convênio Internacional, direcionado a representantes diocesanos, regionais e nacionais para a formação permanente de sacerdotes, especialistas e interessados nesta área, tem como objetivo dar início a um processo colaborativo com todas as Igrejas locais, visando fortalecer a formação permanente e o acompanhamento dos sacerdotes. Servirão como ponto de partida os resultados de uma pesquisa recentemente enviada a todas as Conferências Episcopais, juntamente com os contributos dos participantes antes e durante a conferência, dentro do contexto da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis “O Dom da Vocação Sacerdotal”, o documento base sobre a formação sacerdotal de 2016.
Uma das metas do congresso é enfatizar e compartilhar as boas práticas pastorais existentes em cada contexto individual, bem como identificar pontos fortes, urgências e desafios, com um estilo participativo e sinodal.
O congresso terá início na terça-feira, 6 de fevereiro, com um dia de formação singular voltada para o tema “Sacerdotes em tempos de mudança, numa Igreja sinodal e missionária”.
Após a abertura do evento e a apresentação dos Prefeitos dos três Dicastérios organizadores – os Cardeais Lazzaro You Heung Sik, Luis Antonio Gokim Tagle e Claudio Gugerotti – os participantes do Congresso se dirigirão à Basílica de São Pedro para a concelebração Eucarística presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, no Altar da Cátedra.
À tarde, os trabalhos serão retomados no Auditório com um esquema que se repetirá diversas vezes nos dias seguintes: oração de abertura, introdução à sessão, exibição em vídeo das palavras proferidas pelo Papa Francisco sobre o tema, seguidas por intervenções; haverá um intervalo para reflexão pessoal, apresentação de melhores práticas e discussões em grupo.
Compartilhando o belo e o bom
Acima de tudo, este congresso busca envolver de forma ativa e direta todos os participantes, especialistas e responsáveis pela formação. Todas as sessões incluirão a divisão em pequenos grupos linguísticos, nos quais os facilitadores poderão orientar a troca de experiências e reflexões sobre os temas propostos, permitindo a participação autêntica em um estilo sinodal e representação ativa. A finalidade também deste congresso é destacar e compartilhar a beleza e as boas práticas pastorais atuais, além de abordar os pontos fortes, as urgências e os desafios em contextos individuais.
Com informações Vatican news
Deixe seu comentário