Vaticano anuncia tema para o “I Dia Mundial dos Avós”
O tema da jornada tem como objetivo expressar a proximidade do Senhor e da Igreja com a vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia.
Cidade do Vaticano (20/04/2021, 15:30, Gaudium Press) Em uma nota de imprensa distribuída pelo Vaticano, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, informou que o tema proposto pelo Papa para “I Dia Mundial dos Avós”, que será celebrado no próximo dia 25 de julho, será: ‘Eu estou contigo todos os dias’ (cf. Mt 28,20).
Por ocasião desta I Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa vai presidir à Missa vespertina do domingo, 25 de julho, na Basílica de São Pedro.
Promessa de proximidade e de esperança de que jovens e idosos possam entender-se mutuamente
“O tema dessa primeira jornada tem o objetivo de expressar a proximidade do Senhor e da Igreja com a vida de cada idoso, especialmente neste momento difícil de pandemia”, diz o comunicado.
Segundo a nota, divulgada pelo Dicastério à imprensa, a realização deste evento celebrativo “é uma promessa de proximidade e de esperança que jovens e idosos possam entender-se mutuamente”.
“Não são somente os jovens os chamados a estar presentes na vida dos idosos, mas os avós e as pessoas idosas também têm uma missão evangelizadora, uma missão de anunciar, de rezar e de gerar jovens para a fé”, destaca o comunicado.
Os avós, tantas vezes, são esquecidos: esquecemos esta riqueza de cuidar das raízes e transmiti-las
A instituição do “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos” foi anunciada pelo Papa Francisco em 31 de janeiro deste ano e será realizado no quarto domingo de julho, junto com a celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, realizada a 26 de julho.
A pastoral dos idosos é uma prioridade inadiável para todas as comunidades cristãs
Na ocasião, o Francisco sublinhou: “Os avós, tantas vezes, são esquecidos e esquecemos esta riqueza de cuidar das raízes e transmiti-las”, disse ele no final da recitação do Angelus, transmitido, então, desde a biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano.
Foi nesse anuncio de 31 de janeiro que o Pontífice ressaltou a importância do encontro entre gerações, para a Igreja e para a sociedade:
“É importante que os avós se encontrem com os netos e os netos com os avós, porque como diz o profeta Joel, os avós, diante dos nossos, sonharão, terão ilusão; e os jovens, encontrando força nos avós, seguirão em frente e hão de profetizar”, declarou Francisco.
O cardeal Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, salienta em uma nota que “A pastoral dos idosos é uma prioridade inadiável para todas as comunidades cristãs”.
Lembrou o Purpurado que o Papa já afirmou que ninguém é salvo sozinho. “Nesta perspectiva, é necessário valorizar a riqueza espiritual e humana que foi passada de geração em geração”.
(Foto VaticanMedia)
Deixe seu comentário