Vaticano altera sua postura e levanta veto para teólogo heterodoxo ser decano
Vaticano revê sua posição e decide permitir que Martin Lintner assuma o cargo de decano em 1º de setembro.
Redação (05/04/2024 14:45, Gaudium Press) O Vaticano decidiu remover o veto imposto a Martin Lintner, teólogo de moral e membro da Ordem dos Servitas, permitindo assim que ele se torne decano da Faculdade de Filosofia e Teologia (PTH) de Bressanone, na Itália.
No ano passado, o Dicastério para a Cultura e a Educação havia vetado essa nomeação; uma decisão que não foi objeto de recurso por parte do bispo diocesano, mas gerou protestos por parte do Congresso das Faculdades de Teologia Católica.
O teólogo Lintner está associado a posições consideradas heterodoxas pela hierarquia católica. Ele sustenta que nem toda relação sexual entre pessoas do mesmo sexo é pecaminosa, e se posiciona a favor da bênção de casais homossexuais, em consonância com a polêmica declaração da Fiducia Supplicans.
Em uma entrevista para o New Ways Ministry em 2020, ele declarou: “Espero um debate intenso, ainda que polêmico, dentro da Igreja sobre essa questão. Entretanto, considero agora cancelada a recusa do magistério em dialogar sobre o que foi reflexionado em termos teológicos e teológico-morais. A condenação unânime de uma relação homossexual como pecaminosa definitivamente não representa a última palavra da Igreja sobre este assunto.”
A legislação católica estabelece que os professores de Teologia precisam de uma declaração de não objeção da Santa Sé para ocupar cargos acadêmicos. No ano passado, o Dicastério para a Cultura e a Educação alegou que as teses de Lintner sobre moral eram heterodoxas.
Apesar de não terem sido divulgadas as razões para a revogação do veto, é possível que a mudança de doutrina em relação à bênção de casais homossexuais por parte do Dicastério para a Doutrina da Fé tenha exercido influência nessa decisão.
Lintner assumirá o cargo de decano em 1º de setembro.
Com informações Infocatolica
Deixe seu comentário