Gaudium news > V Encontro Internacional dos Corais no Vaticano

V Encontro Internacional dos Corais no Vaticano

No evento, dedicado à música sacra e litúrgica, os participantes terão a oportunidade de cantar diretamente para o Papa em dois momentos especiais: na audiência realizada na Sala Paulo VI e na celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro.

Foto: Arquivo IMCV

Foto: Arquivo IMCV

Redação (18/02/2026 09:36, Gaudium Press) A partir de março, estarão abertas as inscrições para o V Encontro Internacional de Corais no Vaticano (IMCV), agendado para os dias 5 a 7 de fevereiro de 2027. A informação foi divulgada pelas redes sociais oficiais do evento exatamente um ano antes da realização, e todos os detalhes da próxima edição podem ser consultados no site oficial: www.imcv2027.org.

Corais de diversas partes do mundo estão sendo convocados para esse importante evento de caráter eclesial e cultural. Nele, a música se transforma em oração, e cada participante vive uma experiência singular de comunhão e beleza. A iniciativa é organizada pela Fundação Nova Opera, sob a direção artística do renomado maestro italiano Monsenhor Marco Frisina, com a participação do Coro da Diocese de Roma e da Nova Opera Orchestra.

O programa inclui três dias de congresso internacional, com testemunhos, palestras e workshops dedicados à música sacra e litúrgica. O ponto alto será o tradicional Concerto dos Corais na Sala Paulo VI, sob a regência de Frisina.

Abertura e destaques do encontro

O congresso terá início na sexta-feira, 5 de fevereiro de 2027, na Sala Paulo VI, reunindo especialistas em música sacra e litúrgica de vários países. Haverá apresentações, relatos de experiências dos cinco continentes e atividades práticas que envolverão todos os participantes de forma ativa.

O momento mais esperado ocorrerá no sábado, 6 de fevereiro de 2027, às 10h, com uma audiência especial com o Papa Leão XIV. Os coristas se unirão em um grande coro polifônico para cantar ao Pontífice, ouvirão seu magistério sobre o valor do ministério musical na Igreja e receberão sua bênção apostólica.

No sábado à tarde, na Sala Paulo VI, acontecerá o grande concerto final: todos os cantores presentes, divididos em quatro vozes, formarão um grande coral, dirigido pelo Coro da Diocese de Roma, sob a direção de Mons. Marco Frisina e acompanhados pela Nova Opera Orchestra. O repertório incluirá as obras mais emblemáticas da tradição musical sacra e litúrgica.

Essa celebração coletiva representa um forte sinal de comunhão e da universalidade da Igreja.

O encontro se encerrará no domingo, 7 de fevereiro de 2027, com a Santa Missa na Basílica de São Pedro, às 10h30, animada por todos os cantores. Após a celebração, será possível unir-se à recitação do Ângelus com o Santo Padre na Praça de São Pedro.

Como destacou o Papa Leão XIV durante a Missa pelo Jubileu dos Coros e Corais, em 23 de novembro de 2025: “Pertenceis a coros que desenvolvem as suas atividades principalmente no serviço litúrgico. O vosso é um verdadeiro ministério que exige preparação, fidelidade, compreensão mútua e, acima de tudo, uma vida espiritual profunda, de modo que, se rezais cantando, ajudais todos a rezar”.

Por sua vez, no grande concerto de encerramento da edição anterior (IV Encontro), realizado na Sala Paulo VI, o maestro Marco Frisina afirmou: “O coral é como a Igreja. A Igreja é como o coral porque a música se faz juntos e pode unir pessoas diferentes, fazendo dessa diversidade uma única harmonia, uma única música”.

Esse encontro é uma oportunidade única para coristas de todo o mundo celebrarem a fé por meio da arte do canto, fortalecendo laços de fraternidade e beleza espiritual no coração da Igreja.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas