Gaudium news > Um dia para impulsionar a beatificação da Imperatriz Zita

Um dia para impulsionar a beatificação da Imperatriz Zita

A Associação Imperatriz Zita promoveu no último sábado, 9 de setembro, um encontro entre “Zitas” a fim de divulgar a figura de Zita de Bourbon-Parma, Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria (1892-1989), e facilitar sua beatificação

480px Zita magyar kiralyne

Imperatriz Zita na cerimônia de coroação como rainha da Hungria. Fonte: wikipedia.

Redação (11/09/2023 08:00, Gaudium Press) A Associação Imperatriz Zita promoveu no último sábado, 9 de setembro, um encontro entre “Zitas” a fim de divulgar a figura de Zita de Bourbon-Parma, Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria (1892-1989), e facilitar sua beatificação

A Associação Imperatriz Zita foi fundada em 2009 pelo Abade Dupont, da abadia de Solesmes, e pelo Arquiduque Rudolf da Áustria, neto do Bem-aventurado Carlos e da Imperatriz Zita. O objetivo da associação é contribuir para o processo de beatificação de Zita de Habsbourg, a fim de que sua figura seja reconhecida pela Igreja como um exemplo de vida e de santidade.

A Associação para a beatificação da Imperatriz Zita foi criada para difundir a vida, a espiritualidade e as virtudes da Imperatriz da Áustria junto às pessoas que enfrentam dificuldades e provações durante a vida, a fim de encontrarem na figura da imperatriz um modelo a imitar.

Com esta finalidade, a Associação promoveu no último dia 9 de setembro um dia de encontro dedicado à serva de Deus Zita de Bourbon-Parma. O “dia das Zitas” aconteceu na diocese de Nanterre, na França, e buscou reunir as mulheres e crianças, assim como as famílias, que têm o nome Zita para transmitir-lhes mais conhecimento sobre a vida e a espiritualidade da Imperatriz austríaca e também explicar o funcionamento da associação que trabalha por sua beatificação.

A programação contou com conferências para os adultos e crianças, animações e jogos, uma Missa celebrada por Dom Matthieu Rougé e uma bênção para as Zitas presentes, além de um tempo de refeição e partilha.

Charles I of Austria Zita and seven of eight children

Imperador Carlos, Imperatriz Zita e seus sete filhos. Fonte: wikipedia.

Biografia da Imperatriz Zita

A Imperatriz Zita nasceu em Pianore, na Itália, em 9 de maio de 1892. Em 1899, fez sua primeira estadia na abadia de Santa Cecilia de Solesmes, com a qual manteve uma relação estreita durante toda a sua vida.

Em 1911, realizou-se o casamento de Zita com Carlos I, sobrinho-neto do Imperador Francisco José e segundo na linhagem como herdeiro do trono imperial. Em 1914, com o assassinato do arquiduque Francisco-Ferdinando e sua esposa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, na Bulgária, Carlos e Zita tornam-se os primeiros na linhagem de sucessão ao trono. O Imperador Francisco José morre em 21 de novembro de 1916 e Carlos é declarado Imperador da Áustria, em meio à Primeira Guerra Mundial.

Com o final da Primeira Guerra Mundial, os Habsburgos são depostos do trono, o império Austro-húngaro é dividido em vários estados, como Áustria, Tchecoslováquia e Hungria. O casal parte para o exílio na Suíça e depois na Ilha da Madeira, onde Carlos falece em 1922. Viúva com apenas 29 anos de idade, Zita educa seus oito filhos na fé católica, mostrando-se uma mulher forte e piedosa até sua morte em 14 de março de 1989.

Seu esposo, Carlos I, foi beatificado em 2004 pelo Papa João Paulo II. A abertura do processo de beatificação de Zita começou em 2009. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas