Gaudium news > Ucrânia: guerra de despovoamento

Ucrânia: guerra de despovoamento

O Arcebispo Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana denuncia que os russos estão expulsando os ucranianos de suas terras.

Dnipro after Russian shelling 2022 09 29 01

Redação (29/10/2022 15:06, Gaudium Press) O Arcebispo Maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sua Beatitude Sviatoslav Schevchuk, exortou em sua mensagem diária a “apoiar as famílias” que estão atravessando diversas crises. “Deus, através da família ucraniana, abençoe nossa nação, nos dê força para perseverar nesta luta contra o mal”, pediu o arcebispo.

O primaz católico ucraniano lamentou que “além das ferozes batalhas no front, os russos também estão bombardeando incansavelmente objetos civis” e apontou as táticas que a Rússia está usando atualmente e quais são as consequências reais dessa situação.

Os ucranianos “derrubaram foguetes russos na cidade de Dnieper, mas apesar de tudo houve uma tragédia em um dos postos de gasolina locais e pessoas morreram, muitas ficaram feridas”, ressaltou o arcebispo.

 “Entre os mortos estava uma mulher grávida que pegou fogo em seu próprio carro. Quando se vê essas fotos, nossos corações realmente se apertam, lágrimas brotam em seus olhos e a consciência cristã nos chama à oração e ação”, continuou Sua Beatitude.

O bombardeio de Nikopol, grande centro industrial, é um “exemplo claro de como o agressor não apenas ataca na linha de frente, mas também tenta bombardear as aldeias vizinhas, destruir a infraestrutura de nossas cidades e aldeias e assustar nossos civis”.

“Eles estão tentando expulsar os ucranianos de suas terras”, alertou o líder dos greco-católicos ucranianos. “Esta é uma guerra de despovoamento para que o maior número possível de ucranianos deixe sua terra natal”, lamentou.

“Mas a Ucrânia permanece firme, a Ucrânia luta, a Ucrânia reza. E agradecemos a Deus e às corajosas Forças Armadas por nos dar mais uma manhã. Embora tenhamos acabado de ouvir o som das sirenes de alerta aéreo novamente, apoiaremos nosso exército em oração e vigília.”

Com informações Aica.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas