Twitter do Papa: Nossa Senhora do Carmo nos ajude a ter um coração puro
Virgem do Monte Carmelo, modelo de oração, de contemplação e de dedicação a Deus. Seu escapulário recorda a misericórdia e proteção de Deus.
Cidade do Vaticano (16/07/2020 18:06, Gaudium Press) O Papa Francisco está neste mês de julho gozando de suas férias de verão dentro dos muros do Vaticano.
Isto não impediu que, para recordar Nossa Senhora do Carmo –Mãe da Ordem Carmelitana– cuja Festa litúrgica se celebra nesta quinta-feira, 16 de julho, ele postasse em sua conta no Twitter uma mensagem em forma de oração:
“Nossa Senhora do Carmo, nossa mãe, ajuda-nos a ter mãos inocentes e um coração puro, a não pronunciar uma mentira e a não falar em detrimento de outras pessoas. Assim poderemos subir o monte do Senhor e obter sua bênção, sua justiça, sua salvação.”
Carmelo: a “vinha do Senhor”
Venerada desde o século XIII, o nome de Nossa Senhora do Carmo está ligado à região do Monte Carmelo, alto promontório que se eleva na costa oriental do mar Mediterrâneo, precisamente na altura da Galileia.
Em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”.
O Carmelo tem nas suas ladeiras numerosas grutas naturais, preferidas pelos eremitas. O mais célebre destes eremitas foi o grande Profeta Elias que, no século IX a. C., defendeu com coragem e destemor da contaminação dos cultos idolátricos, a pureza da fé no Deus único e verdadeiro.
Virgem do Carmo: modelo de oração, contemplação e dedicação
Inspirando-se precisamente na figura de Elias, nasceu a Ordem contemplativa dos “Carmelitas”, família religiosa que entre os seus membros enumera grandes Santos, como Santa Teresa de Ávila, São João da Cruz, Santa Teresa do Menino Jesus e Santa Teresa Benedita da Cruz (no século, Edith Stein), entre muitos e muitos outros mais.
Foram os Carmelitas que difundiram no entre o povo cristão a devoção à Bem-Aventurada Virgem do Monte Carmelo, indicando-a como modelo de oração, de contemplação e de dedicação a Deus.
Escapulário do Carmo, manto protetor da Virgem Maria
O Escapulário também ajudou bastante na difusão desta devoção mariana em todo o mundo, como sendo ele um sinal do cuidado materno de Maria.
Portando-o sobre o peito, o escapulário nos recorda a misericórdia de Deus para conosco e nos convida a viver segundo a sua Santa Palavra.
Origem do Escapulário
A origem do escapulário de Nossa Senhora do Carmo está ligada a um difícil momento histórico da Ordem Carmelitana.
Os eremitas que viviam nas grutas do Monte Carmelo buscando, à semelhança de Maria, a intimidade com Deus no silêncio e na oração, viram-se obrigados a migrar, após a tomada da Terra Santa, para a Europa.
O Carmelo corria até mesmo o risco de se extinguir.
Na época, era Superior Geral Frei Simão Stock.
A tradição nos conta que ele recorria à Maria sem cessar, com muito fervor, pedindo-lhe que manifestasse sua proteção aos carmelitas e que não deixasse morrer a Ordem que nascera para honrá-la e imitá-la.
E a oração de São Simão Stock chegou ao coração materno de Nossa Senhora!…
Segundo a tradição da Ordem e antigos testemunhos, no dia 16 de julho de 1251 — e é por isso que a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora do Carmo neste dia do mês de julho —, a Virgem Maria apareceu a São Simão Stock e lhe entregou o escapulário dizendo:
“O escapulário será para ti um privilégio, e quem morrer piedosamente revestido com ele será preservado do fim eterno”.
Foi a partir de então que o escapulário passou a fazer parte integrante do hábito dos carmelitas. (JSG)
Deixe seu comentário