Tribunal autoriza Cardeal Zen comparecer ao funeral de Bento XVI
O bispo emérito de Hong Kong, Cardeal Joseph Zen, foi autorizado pelo tribunal de Hong Kong a viajar para prestar homenagem ao falecido Papa Emérito Bento XVI na Cidade do Vaticano.
Redação (04/01/2023 10:54, Gaudium Press) O Cardeal Joseph Zen foi autorizado pelas autoridades de Hong Kong a deixar a China para prestar homenagem ao falecido Papa Emérito Bento XVI na Cidade do Vaticano, declarou seu secretário nesta última terça-feira. Ele pode sair de Hong Kong por cinco dias e seu passaporte será devolvido temporariamente. Com efeito, seu passaporte foi confiscado após sua prisão por supostamente financiar manifestantes pró-democracia.
Ele participará da missa de exéquias, presidida pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro na quinta-feira e retornará a Hong Kong, no sábado.
O cardeal tem enfrentado uma série de ameaças legais por parte das autoridades apoiadas pela China, que pressionam por restrições mais rígidas.
Nos últimos anos, ele tem discordado fortemente sobre o acordo do Vaticano com as autoridades chinesas concernente à nomeação de bispos. Zen afirma que o acordo trai os católicos pró-Vaticano na China e o clero que sofre perseguição neste país.
Joseph Zen foi nomeado cardeal por Bento XVI em 2006. Recentemente, ele publicou um artigo elogiando Bento XVI como um “grande defensor da verdade”, e por suas contribuições à igreja chinesa.
Deixe seu comentário