Três Santos e Doutores da Igreja inscritos no Calendário Geral Romano
São Gregório de Narek, São Juan de Ávila e Santa Hidelgarda são inscritos inscritos no Calendário Geral Romano.
Redação (02/02/2021 13:12, Gaudium Press) Um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplinas dos Sacramentos aprovou a celebração de São João de Ávila, São Gregório de Narek e Santa Hildegarda de Bingen, todos doutores da Igreja, no Calendário Romano Geral.
Com esta aprovação os três Santos terão suas festas celebradas em toda igreja Universal. Abaixo transcrevemos o documento, assinado pelo prefeito da Congregação o Cardeal Robert Sarah.
***
CONGREGATIO DE CULTU DIVINO ET DISCIPLINA SACRAMENTORUM
DECRETO sobre a inscrição das celebrações de São Gregório de Narek, Abade e Doutor da Igreja, São João de Ávila, Sacerdote e Doutor da Igreja e Santa Hildegarda de Bingen, Virgem e Doutor da Igreja, no Calendário Romano Geral
A santidade está ligada ao conhecimento, que é a experiência do mistério de Jesus Cristo, intrinsecamente ligada ao mistério da Igreja. Este vínculo entre santidade e inteligência das coisas divinas e também humanas, brilha de maneira particular naqueles que foram adornados com o título de “doutor da Igreja”. Com efeito, a sabedoria que caracteriza estes homens e mulheres não diz respeito apenas a eles, pois, tornando-se discípulos da Sabedoria divina, tornaram-se, por sua vez, mestres da sabedoria para toda a comunidade eclesial. Por esta razão, santos e santos “doutores” estão inscritos no Calendário Romano Geral.
Por isso, tendo em conta que recentemente grandes santos do Ocidente e do Oriente foram reconhecidos com o título de Doutor da Igreja, o Sumo Pontífice Francisco decretou inscrever no Calendário Geral Romano com o grau de memória ad libitum:
- São Gregório de Narek, Abade e Doutor da Igreja, em 27 de fevereiro
- São Juan De Ávila, sacerdote e doutor da Igreja, no dia 10 de maio
- Santa Hildegarda de Bingen, Virgem e Doutora da Igreja, em 17 de setembro.
Estas novas memórias devem ser inscritas em todos os calendários e livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas; Os textos litúrgicos a serem adotados, anexos a este decreto, devem ser traduzidos, aprovados e, após confirmação por este Dicastério, publicados pelas Conferências Episcopais.
Sem observar nada em contrário.
Na sede da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, 25 de janeiro de 2021, festa da Conversão de São Paulo, o Apóstolo.
Robert Card. Sarah
Deixe seu comentário