Tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde é celebrada em Veneza
Celebrada há mais de três séculos, a tradicional festa recorda a terrível praga que assolou a região entre os anos de 1630 e 1631, deixando um triste saldo de mais de dez mil mortos.
Itália – Veneza (16/11/2022 15:24, Gaudium Press) Na próxima sexta-feira, 18 de novembro, serão iniciadas em Veneza as comemorações por ocasião da Festa de Nossa Senhora da Saúde. Celebrada há mais de três séculos, a tradicional festa recorda a terrível praga que assolou a região.
Programação da Festa de 2022
Neste dia, o Patriarca de Veneza Francesco Moraglia abençoará uma ponte flutuante temporária que atravessará o Grande Canal e ligará a área de San Moisè e S. Maria del Giglio com a Basílica de Longhena para permitir a passagem da procissão.
Já no domingo, 20, está programada uma peregrinação durante a qual será recitado um Santo Rosário guiado pelo Patriarca Moraglia. O trajeto cruzará a ponte votiva e será concluído na Basílica de Santa Maria della Salute, onde será feito um ato de entrega a Nossa Senhora.
No dia 21 de novembro, a Basílica permanecerá aberta o dia inteiro para que os fiéis devotos desta invocação mariana possam acender uma vela e fazer suas orações de agradecimento diante do ícone de Nossa Senhora da Saúde.
História da Basílica de Nossa Senhora da Saúde
No ano de 1630, a cidade de Veneza teve que enfrentar uma terrível epidemia de peste bubônica que ceifou a vida de mais de dez mil habitantes. Diante dessa angustiante situação, o duque Nicolò Contarini, decidiu realizar uma procissão implorando a Nossa Senhora acabasse com a pandemia.
Após três dias e três noites de orações, a peste cessou. E, como forma de agradecer o favor atribuído à Mãe de Deus, assim que a pandemia chegou oficialmente ao fim, foi iniciada a construção de um templo dedicado à Nossa Senhora da Saúde.
O prédio possui o formato de uma coroa, simbolizando a coroa de Nossa Senhora. Em sua estrutura e possível notar a imagem de 150 profetas, apóstolos, santos, doutores da igreja e personagens femininos do Antigo Testamento. (EPC)
Deixe seu comentário