Gaudium news > Todas as Portas Santas do Jubileu da Esperança foram seladas

Todas as Portas Santas do Jubileu da Esperança foram seladas

Segundo Monsenhor Orazio Pepe, Secretário da Obra de São Pedro, “este momento é especial porque é, na verdade, o ato final do encerramento do Ano Santo”.

Todas as Portas Santas do Jubileu da Esperanca foram seladas 1

Cidade do Vaticano (19/01/2026 14:12, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 16 de janeiro, a Porta Santa da Basílica de São Pedro foi selada. A cerimônia solene foi presidida pelo Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica Vaticana, e o Arcebispo Diego Giovanni Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias. Eles rezaram pelos milhões de peregrinos que passaram por ali durante o Jubileu da Esperança de 2025, a fim de receberem a graça de Deus e uma indulgência plenária.

Todas as Portas Santas do Jubileu da Esperanca foram seladas 2

Momento especial: ato final do encerramento do Ano Santo

Monsenhor Orazio Pepe, Secretário da Obra de São Pedro, em entrevista ao Vatican News, explicou que “este momento é especial porque é, na verdade, o ato final do encerramento do Ano Santo: o selamento da Porta Santa, pelo lado de dentro da Basílica. A porta externa — a de bronze — já havia sido fechada pelo Santo Padre em 6 de janeiro. Agora, isto representa um segundo momento: o emparedamento a partir do interior da Basílica”.

Segundo ele, este rito não é apenas técnico, mas é também um momento de oração, pois a Porta Santa é uma realidade espiritual, um lugar onde os fiéis têm uma experiência de Deus, mesmo ao passar por esta porta.

Todas as Portas Santas do Jubileu da Esperanca foram seladas 3

Muro duplo erguido junto à porta de bronze

O muro construído é duplo: a primeira parede de gesso é erguida bem junto à porta de bronze; a segunda, de alvenaria, é composta por 3.200 tijolos com o Ano do Jubileu e o logotipo da Congregação de São Pedro. No centro desta parede há um pequeno nicho onde é colocada uma caixa no momento do encerramento definitivo da cerimônia. A caixa contém: as chaves da porta de bronze; a escritura de encerramento; as medalhas do pontificado atual; rosários abençoados pelo Papa; algumas moedas e medalhas deste pontificado; e também quatro tijolos dourados que a Basílica, por intermédio do Arcipreste, relega à história e que serão retirados novamente na reabertura do próximo Jubileu.

Todas as Portas Santas do Jubileu da Esperanca foram seladas 5

A cerimônia foi conduzida pelo Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Houve um momento de oração presidido pelo Cardeal Arquipreste, na presença do Mestre de Cerimônias Papais, Dom Ravelli, e dos demais oficiais cerimoniais que conduziram a celebração. Foram recitadas uma oração e uma invocação, com referência ao significado da porta e à graça de Deus que passa por este lugar. Logo depois, a caixa feita de madeira e chumbo foi emparedada, tendo sido selada com os itens mencionados acima e colocada neste nicho da parede, que será reaberto quando o próximo Jubileu acontecer. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas