Terra Santa: Mosaico de Nossa Senhora de Aglona é instalado na Basílica da Anunciação
A obra de arte foi feita em Jericó, sendo uma cópia fiel do mosaico original conservado na Basílica da Letônia de Aglona, situada na parte oriental do país.
Nazaré – Israel (08/12/2022 16:36, Gaudium Press) O ícone em Mosaico de Nossa Senhora de Aglona, invocação mariana proveniente da Letônia, foi instalada na parte externa da Basílica da Anunciação localizada em Nazaré, no norte de Israel. Durante a cerimônia, que contou com a presença de cerca de 50 peregrinos da Letônia, o mosaico também foi abençoado.
Na ocasião, estiveram presentes o presidente da República da Letônia, Egils Levits, acompanhado por uma delegação diplomática guiada pelo embaixador da Letônia em Israel, Adrejs Groza. Eles foram acolhidos pelo Custódio da Terra Santa, Frei Francesco Patton e o Padre guardião da Basílica da Anunciação, Frei Wojcieh Bołoz.
Vínculo histórico que une a Letônia com Nossa Senhora
O presidente da Conferência Episcopal da Lituânia, Dom Viktor Stulpins recordou o vínculo histórico que une a Letônia com Nossa Senhora. “Há mais de 800 anos, o Papa Inocêncio III proclamou a Livonia, que é também o território da atual Letônia, terra de Maria, confiando-a à intercessão da Mãe de Deus. Estou convencido e acredito que Maria está presente em nossa terra e em nosso país como uma Mãe silenciosa, invisível, mas carinhosa”.
“Portanto, a ela somos gratos e a ela confiamos o nosso futuro. Assim como ela se consagrou inteiramente a Deus e como o Papa consagrou o nosso País a ela há 800 anos, nós fazemos o mesmo de novo hoje, depois da bênção do mosaico, para deixar-nos ser cuidados por ela e esforçar-nos de seguir sempre o seu exemplo de virtude”, concluiu.
Ícone de Nossa Senhora de Aglona
A parte externa da Basílica da Anunciação é rodeada por uma série de imagens com representações nacionais de Nossa Senhora. Ao longo do tempo, países de todo o mundo doaram para este lugar uma imagem representando uma invocação mariana tradicional nessas respectivas nações.
Agora, a coleção também conta com a contribuição da Letônia, através da instalação do mosaico que retrata Nossa Senhora da Aglona, localidade da Letônia que hospeda o maior santuário mariano do país. A obra de arte foi feita em Jericó, sendo uma cópia fiel do mosaico original conservado na Basílica da Letônia de Aglona, situada na parte oriental do país. (EPC)
Deixe seu comentário