Gaudium news > Telefonema entre o Papa e o Presidente do Estado da Palestina esta manhã

Telefonema entre o Papa e o Presidente do Estado da Palestina esta manhã

Leão XIV e Mahmoud Abbas conversaram sobre o conflito em Gaza, a violência na Cisjordânia e o acordo entre a Santa Sé e a Palestina.

Pope Leo XIV 3 cropped

Redação (21/07/2025 15:18, Gaudium Press) Hoje, o Papa Leão XIV conversou por telefone com Mahmoud Abbas, Presidente do Estado da Palestina, um telefonema motivado pelo recente bombardeio israelense à única paróquia de Gaza, a Sagrada Família, cujo pároco, o sacerdote argentino Romanelli, foi ferido levemente em uma das pernas. A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que a preocupação com a violência na Cisjordânia também esteve presente na conversa.

Segundo o Vatican News, o Pontífice renovou seu pedido de respeito total ao Direito Humanitário Internacional, enfatizando a obrigação de proteger os civis e os locais sagrados e a proibição do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado da população. Em vista da dramática situação humanitária, foi enfatizada a urgência de prestar socorro às pessoas mais expostas ao conflito e de permitir a entrada de ajuda humanitária no país.

Leão XIV, juntamente com Abbas, também recordou o décimo aniversário do Acordo Global entre a Santa Sé e o Estado da Palestina, assinado em 26 de junho de 2015 e que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2016.

Ontem, ao final do Ângelus dominical, o Papa expressou novamente sua “profunda dor” pelo recente ataque israelense à paróquia católica da Sagrada Família, em Gaza, e pediu “o fim imediato da barbárie” que assola a Faixa de Gaza.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas