Superior Geral dos Jesuítas divulga Mensagem de Natal
Padre Arturo Sosa exortou aos fiéis para que rezem pela paz mundial e “que neste Natal de 2023 o Príncipe da Paz toque nossos corações”.
Redação (21/12/2023 15:33, Gaudium Press) A Companhia de Jesus divulgou a mensagem de Natal do seu Superior Geral, Padre Arturo Sosa. O religioso convidou os fiéis a rezarem pela paz mundial e a se inspirarem em figuras como São Francisco de Assis e alguns importantes jesuítas que lutaram com todas as suas forças contra a injustiça, a violência e a guerra.
Uma oportunidade para refletir sobre a paz
O sacerdote jesuíta ressaltou que “a espera e o anúncio do nascimento do ‘Príncipe da Paz’, que alimenta a segunda vinda do Salvador do mundo, é uma oportunidade para refletir sobre a paz e expressar o anseio de paz que existe no coração de tantos Jesuítas e daqueles que são nossos companheiros de missão”.
Em seguida, recordou as palavras do Papa Pio XII que uma vez assegurou: “Nada se perde com a paz. Tudo pode ser perdido com a guerra”. E também destacou que “o Papa Francisco não se cansa de repetir que a guerra é sempre, sempre, uma derrota para a humanidade”.
Tristes resultados das guerras
Padre Arturo Sosa destacou ainda os tristes resultados das guerras: acúmulo de ódio e ressentimento; treinamento da próxima geração de guerreiros; torna cada vez mais difícil o dom do perdão; amarga as gerações futuras e perpetua um ciclo de ódio. “Isto tem de parar”, exortou o religioso.
O superior da Companhia de Jesus lamentou ainda os milhares de milhões de dólares e euros gastos em armas. Segundo ele, estes valores poderiam ser investidos no alívio da pobreza. “Parece que nunca se encontram dólares e euros para aliviar a pobreza e, no entanto, encontra-se sempre dinheiro suficiente para iniciar a próxima guerra, construir a próxima bomba, armar novos exércitos”, questionou.
Paz com justiça é o que o mundo clama e anseia
“Quando nos levantaremos ao lado dos pobres, dos excluídos e das vítimas, não apenas para denunciar a imoralidade, mas para encontrar uma maneira de mudá-la?”, indagou. Dirigindo-se aos jesuítas, os convidou para que reflitam sobre o que pode ser feito com os recursos das obras apostólicas da Companhia de Jesus para influenciar a paz mundial
“Paz com justiça é o que o mundo clama e anseia”, ressaltou. Por fim, concluiu sua mensagem desejando “que neste Natal de 2023 o Príncipe da Paz toque nossos corações; Pedimos que toque também o coração de quem tem a possibilidade e a responsabilidade de mudar a situação e de se abrir ao diálogo que abre o caminho que conduz à paz duradoura”. (EPC)
Deixe seu comentário