Suíça realiza peregrinação em honra dos Santos da África
A procissão anual em honra aos Santos da África aconteceu no último fim de semana na Suíça e atraiu a presença de centenas de fiéis
Redação (04/06/2024 16:20, Gaudium Press) Desde 2002, realiza-se na Suíça uma peregrinação em honra dos Santos da África. A primeira vez que a procissão aconteceu foi na cidade de Friburgo graças à Sociedade dos Missionário da África, também conhecidos como os Padres Brancos (Patres Albi) e Missio, o ramo suíço das Obras Pontifícias Missionárias.
A edição de 2024 em honra dos santos africanos ocorreu na localidade de São Maurício, no último dia 2 de junho. A celebração contou com a participação de 400 fiéis que manifestaram sua fé com cânticos e vestimentas africanas.
O grande número de fiéis deste ano se deve em boa parte graças à participação das comunidades camaroneses de Genebra, Basileia e Neuchâtel, conforme explicou o padre branco Claude Maillard. As atividades da peregrinação começaram às 8 horas da manhã e se estenderam até a tarde.
O sacerdote Maillard também foi responsável por acolher o convidado especial para a edição deste ano, Dom François-Achille Ezabi, Arcebispo da diocese de Eseka, em Camarões.
Dom Ezabi, que é doutor em teologia dogmática pela universidade Urbaniana de Roma, apresentou aos fiéis a figura de Baba Simon, declarado venerável pelo Papa Francisco em maio de 2023. Baba Simon foi um sacerdote diocesano nascido no sul de Camarões. Após alguns anos de missão pastoral em um grande paróquia de Yaoundé, ele partiu em missão no norte do país e se tornou modelo de evangelizador.
Um dos pontos fortes da peregrinação foi quando os participantes puderam partilhar suas preocupações, entoar cânticos de ação de graças, entre outras atividades. Os peregrinos tiveram um tempo no qual puderam beneficiar-se do sacramento da penitência.
Após uma refeição em comum, os fiéis partiram em procissão que foi da paróquia de São Sigismundo até a Basílica, entoado cânticos na língua francesa e nas línguas africanas. O momento auge da peregrinação foi a celebração da Eucaristia, onde Dom Ezabi exortou os fiéis a seguirem o exemplo evangelizador de Baba Simon. (FM)
Deixe seu comentário