Sistema de sinos da Catedral Basílica de Curitiba é restaurado
Com o objetivo de reduzir o impacto sobre a estrutura centenária da igreja os contrapesos dos sinos foram substituídos.
Curitiba – Paraná (29/12/2023 12:02, Gaudium Press) O sistema de sinos da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Arquidiocese de Curitiba, foi restaurado e voltou a soar na noite do dia 24 de dezembro.
Sinos serão equipados com sistema de martelos
Com o objetivo de reduzir o impacto sobre a estrutura centenária da igreja os contrapesos dos sinos foram substituídos e em janeiro de 2024 os sinos serão equipados com sistema de martelos, que permitirá o toque de melodias.
O prefeito Rafael Greca elogiou a iniciativa ressaltando que esta “é uma medida restauradora muito importante para a Catedral Basílica de Curitiba” e parabenizou o Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo e o Cônego Marcos Honório pela realização deste trabalho.
Sinos consagrados aos Santos
A Catedral Basílica foi construída no período de 1875 e 1893, sendo dedicada à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O sistema conta com quatro sinos consagrados a São José, a São Miguel Arcanjo, a São Pedro e a Sant’Ana, avó de Jesus e mãe da Virgem Maria.
Estes quatro sinos foram todos produzidos em Curitiba pela Fundição Mueller, em 1960. O sino mais pesado, possui cerca de 750 quilos, tendo sido fundido no ano de 1891 na Itália. (EPC)
Deixe seu comentário