Serão removidos os brasões de Bento XVI das casulas da Sacristia Pontifícia
O Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias teria dado instrução de encaminhar as casulas com esses brasões aos alfaiates, a fim de que fossem substituídos pela tiara e pelas chaves pontifícias.
Redação (02/01/2024 11:24, Gaudium Press) Alguns meios de comunicação italianos divulgaram que a Casa Santa Marta emitiu uma ordem para que as casulas com os brasões do Papa Bento XVI, falecido há um ano, não sejam mais utilizadas.
Segundo relatos, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e outros funcionários da Sacristia Pontifícia teriam dado instrução de encaminhar as casulas com tais brasões (abrangendo as quatro cores litúrgicas) aos alfaiates, a fim de que fossem substituídos pela tiara e pelas chaves pontifícias.
A medida gerou controvérsias, com algumas vozes expressando a sua inconveniência, visto que a memória do Papa Ratzinger está bastante presente no público atual.
Porém, de acordo com as informações veiculadas pela mídia, todos os paramentos com os brasões de São Paulo VI, São João XXIII e São João Paulo II permanecem na sacristia pontifícia sem alterações.
Diversas opiniões têm sido levantadas a respeito do assunto. Alguns argumentam que, para evitar tocar na memória do Papa Bento XVI, teria sido mais apropriado adquirir casulas sem brasão ou com o brasão do pontífice reinante.
Deixe seu comentário