Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Ao assinalar o começo da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Papa Leão XIV recordou as raízes históricas dessa tradição e fez um convite para que todos os cristãos se unam em oração pela plena unidade visível de todos os cristãos.
Foto: Vatican News/ Vatican Media
Redação (18/01/2026 09:30, Gaudium Press) Após a recitação do Ângelus deste 18 de janeiro, o Pontífice destacou que essa iniciativa tem origens que remontam há dois séculos. Ele mencionou especialmente o forte impulso dado pelo Papa Leão XIII e observou que, há exatamente 100 anos, foram publicadas pela primeira vez as Sugestões para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
O tema escolhido para este ano é inspirado na Carta de São Paulo aos Efésios: “Há um só corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou” (Ef 4,4). As reflexões e orações foram elaboradas por um grupo ecumênico coordenado pelo Departamento de Relações Inter-religiosas da Igreja Apostólica Armênia.
“Por isso, convido todas as comunidades católicas”, afirmou o Papa Leão XIV, “a reforçarem as orações nestes dias, pedindo a unidade plena e visível de todos os cristãos”.
O Santo Padre enfatizou que esse chamado à comunhão marcará toda a reflexão ao longo da semana, que se encerra no domingo, 25 de janeiro. Seguindo a tradição, na Solenidade da Conversão de São Paulo, ele presidirá as Segundas Vésperas às 17h30 (horário de Roma), na Basílica de São Paulo Fora dos Muros.




Deixe seu comentário