Segunda sessão do Sínodo dos Bispos é iniciada no Vaticano
O evento foi precedido por dois dias de retiro espiritual e também por uma vigília penitencial na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Francisco.
Cidade do Vaticano (02/10/2024 15:16, Gaudium Press) Foi iniciada em Roma, nesta quarta-feira, 2 de outubro, a segunda e última sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade.
Retiro espiritual e vigília penitencial
Assim como a primeira, a segunda sessão foi precedida por dois dias de retiro espiritual realizado no Vaticano, guiado pelas meditações do Padre Dominicano Timothy Radcliffe e pela Irmã Ignazia Angelini.
Além disso, na noite do dia 1º de outubro, foi realizada uma vigília penitencial na Basílica de São Pedro, presidida pelo Papa Francisco. Este momento de oração foi organizado conjuntamente pela Secretaria Geral do Sínodo e pela diocese de Roma, em colaboração com a União dos Superiores Gerais e a União Internacional dos Superiores Gerais.
Redação do esboço do documento final
Na noite do dia 11 de outubro, na Praça dos Protomártires, Vaticano, será realizada uma oração ecumênica com a presença do Pontífice os 16 delegados fraternos presentes na Sala do Sínodo e vários outros representantes de Igrejas e Comunidades eclesiais presentes em Roma. Já em 21 de outubro haverá mais um dia de retiro espiritual tendo em vista o discernimento sobre a redação do esboço do documento final.
Os trabalhos da assembleia serão orientados pelo texto-base do Instrumentum Laboris em continuidade com todo o processo sinodal iniciado em 2021. Estruturado em cinco partes, o documento apresenta propostas para uma Igreja cada vez mais “sinodal em missão”, mais próxima do povo, menos burocrática e na qual todos os batizados participem de sua vida. Entre os pontos de reflexão estão a valorização da mulher e a necessidade de transparência e prestação de contas.
Cardeais e Bispos brasileiros que participam do Sínodo
A lista de participantes da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos é composta por membros (que têm direito de voto), convidados especiais e outros participantes.
Dentre os brasileiros presentes estão: o Arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Paulo Cezar Costa; o Bispo de Petrópolis (RJ), Dom Joel Portella Amado; o Cardeal João Braz de Aviz, prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; Dom Jaime Spengler, presidente do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho; e Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil. (EPC)
Deixe seu comentário