Scalabrinianos promovem Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
A peregrinação deste ano, que ocorre em sintonia com o Ano Jubilar de 2025, seguirá o tema: ‘Com Scalabrini peregrinamos na esperança’.
Farroupilha – Rio Grande do Sul (18/09/2025 14:47, Gaudium Press) No próximo dia 19 de outubro, será realizada a 5ª Peregrinação Scalabriniana ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. Este encontro reunirá religiosos, religiosas, seminaristas, jovens, leigos scalabrinianos e fiéis das comunidades atendidas pela Congregação no Sul do Brasil.
A peregrinação deste ano, que ocorre em sintonia com o Ano Jubilar de 2025, seguirá o tema: ‘Com Scalabrini peregrinamos na esperança’. Este encontro também recordará a passagem de São João Batista Scalabrini pela região, no ano de 1904, quando ele visitou missionários vindos da Itália e encontrou imigrantes que haviam se estabelecido no local.
Entronização da relíquia de São João Batista Scalabrini
O evento será iniciado às 9h, com a acolhida dos participantes. Em seguida, no auditório do Santuário, haverá apresentações, testemunhos, momentos musicais, orações e Adoração Eucarística. Após o almoço, os peregrinos participarão da recitação do Santo Terço e, às 14h, haverá a celebração de uma Santa Missa presidida por Dom Alessandro Ruffinoni, CS.
Durante a celebração está programado para acontecer a entronização de uma relíquia direta de São João Batista Scalabrini (um fragmento de osso de um de seus pés) que permanecerá no Santuário para a devoção dos fiéis. Este evento recordará ainda os 120 anos da morte do Santo, canonizado em 2022, e pretende fortalecer a Fé e a esperança no contexto do Jubileu.
Congregação dos Missionários de São Carlos
Fundada no dia 28 de novembro de 1887, por São João Batista Scalabrini, a Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecida como Scalabrinianos, é uma “comunidade apostólica de religiosos inserida na atividade Missionária, que Cristo continua na Igreja, para a realização do plano divino no mundo e na história” (cf. Regras de Vida, n.1).
Os Scalabrinianos respondem ao chamado de Jesus, para reconhecê-Lo nos migrantes: “Eu era migrante e vós me acolhestes” (Mateus 25,35). Sua principal missão é fazer-se um com aqueles aos quais são enviados, se colocando a serviço das classes mais pobres e abandonadas, visando levar os migrantes à redescoberta da Fé na própria vida. (EPC)
Deixe seu comentário