São Silvestre I Papa
Hoje, último dia do ano, a Igreja comemora São Silvestre I. Este santo foi o Papa a quem, tendo vivido no tempo de Constantino, coube presidir a transformação da Igreja, que deixou de ser perseguida para ser rainha, abandonando as catacumbas e passando a ocupar palácios.
Redação (31/12/2023 10:49, Gaudium Press) Silvestre I, era romano, filho de Rufino, de uma família opulenta e muitíssimo considerada em Roma. Desde a primeira idade, foi educado pelo padre Cirino, do qual Silvestre imitou a doutrina e as virtudes.
Foi eleito Pontífice com a morte de São Miltíades, no ano de 314.
Seu pontificado começou um ano após o Édito de Milão, que pôs fim à sangrenta e gloriosa era de perseguição à Igreja nascente. Por meio deste, Constantino concedeu liberdade de culto aos cristãos, podendo Silvestre governar uma Igreja finalmente em paz.
Foi um governo “de aurora”, mas não sem lutas, porque nesta vida não há nada sem lutas, muito menos a vida de um papa e de um santo papa.
O Papa do Concílio de Niceia
No ano 325, o Concílio que condenou as heresias de Ário reuniu-se em Niceia, na Bitínia, o que representou um grande momento na história da Igreja. Lembremos que o arianismo pregava que Cristo não era o Filho de Deus, ou seja, que o Filho encarnado não era consubstancial ao Pai Eterno, negando, assim, a natureza divina de Cristo.
O fato de o Concílio de Niceia ter afirmado a verdadeira doutrina, contra um arianismo que era realmente um perigo e que estava muito difundido, foi uma grande vitória da Igreja, e São Silvestre foi o Papa desses tempos.
Talvez tenha sido a São Silvestre e não a São Miltíades que o imperador Constantino cedeu o Palácio de Latrão.
Como se sabe, o Palácio de Latrão, até hoje a sede da catedral de Roma, foi a primeira igreja do mundo: “Omnium urbis et orbis ecclesiarum mater et caput” (mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade de Roma e de toda a terra). Mas o que é absolutamente certo é que, durante o governo do Papa Silvestre, foram construídas as primeiras igrejas, como a de São Pedro, a de São Lourenço fora dos muros, e a de Santa Cruz.
Ele foi o Pontífice que acompanhou o surgimento da Igreja para fora das catacumbas como um Sol que nasce. Sob suas diretrizes e inspiração teve início a obra pela qual a Igreja foi sendo cercada de um luxo e esplendor, que reparava os anos de imerecida miséria passados por ela nas catacumbas.
O Papa São Silvestre I, depois de ter governado a Igreja de Deus por vinte e dois anos, morreu a 31 de dezembro de 335.
Deixe seu comentário