Gaudium news > São Máximo de Nola

São Máximo de Nola

Ele foi encontrado na floresta por um sacerdote de sua paróquia, São Félix, que milagrosamente o alimentou.

8 5

Redação (07/02/2026 09:42, Gaudium Press) São Máximo de Nola, um dos santos venerados pela Igreja Católica hoje (7 de fevereiro), foi o fundador da diocese de Nola, na região da Campânia, no sul da Itália — território que, em épocas passadas, fazia parte do Reino de Nápoles.

Ele viveu no século III e enfrentou a violenta perseguição desencadeada pelo imperador romano Décio, no ano 250.

Para proteger a comunidade cristã de Nola e evitar que ela fosse dizimada, o bispo Máximo optou por fugir da fúria dos perseguidores e se refugiou em uma floresta próxima. Ele deixou a administração da jovem diocese aos cuidados do presbítero São Félix.

Os soldados imperiais, determinados a capturar o bispo, prenderam o padre São Félix. Apesar de torturas e pressões, eles não conseguiram arrancar dele nenhuma informação sobre o paradeiro de São Máximo.

Certa vez, inspirado por Deus, São Félix sentiu que deveria ir ao encontro de seu bispo na floresta. Ao chegar, encontrou São Máximo em estado crítico, quase morto de sede e fome. Comovido, o presbítero rezou intensamente. No mesmo instante, apareceu um cacho de uvas maduras, com o qual pôde aliviar um pouco as necessidades urgentes de seu pastor.

Encerrada a perseguição, São Máximo pôde retornar à sua sede episcopal. No entanto, já idoso e debilitado pela idade e pelos sofrimentos, faleceu pouco tempo depois, na segunda metade do século III — embora a data exata não seja conhecida.

Conhecendo bem a santidade e a virtude de São Félix, São Máximo expressou o desejo de que ele fosse seu sucessor como bispo. Por humildade, porém, São Félix recusou o cargo. Assim, foi escolhido o presbítero mais antigo da diocese, São Quinto, que também veio a ser reconhecido como santo.

Inicialmente, São Máximo foi sepultado em uma igreja dedicada a São Félix. Mais tarde, parte de suas relíquias foi trasladada para Benevento.

A devoção a São Máximo ganhou ainda mais destaque quando o Papa São Dâmaso I — também poeta e santo — adoeceu gravemente e, em oração diante do túmulo de São Máximo, obteve a graça da cura. Esse milagre contribuiu para tornar ainda mais famosa a intercessão desse bispo mártir da fé.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas