São Judas Tadeu: o Santo das causas impossíveis
São Judas Tadeu, um dos santos mais populares da Santa Igreja, é invocado como o santo dos desesperados e aflitos, o santo das causas sem solução e das causas perdidas.
Redação (28/10/2023 07:41, Gaudium Press) No dia de hoje, 28 de outubro, a Igreja Católica celebra a festa de São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus.
São Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus
Nascido em Caná da Galiléia, Palestina, São Judas era filho de Alfeu (ou Cleofas) e Maria Cleofas. Seu pai, era irmão de São José e sua mãe prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, São Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus.
Alfeu (Cleofas) era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição. Maria Cleofas, era uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galiléia e que permaneceram ao pé da Cruz, no Calvário, junto com Nossa Senhora.
Os quatro irmãos de São Judas Tadeu
São Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, que foi um dos doze apóstolos e primeiro Bispo de Jerusalém; José, conhecido como o Justo; Simão, que foi o segundo Bispo de Jerusalém, sucessor de Tiago; e Maria Salomé, mãe dos apóstolos São Tiago Maior e São João Evangelista.
Acredita-se que São Judas Tadeu conviveu bastante com seu primo Jesus e seus tios, Maria e José. Foi certamente essa fraterna convivência, além do parentesco muito próximo, que levou São Marcos a citar São Judas Tadeu e seus irmãos como sendo os “irmãos” de Jesus (Mc 6,3).
São Judas Tadeu e a Bíblia
O nome de São Judas Tadeu é pouco citado na Bíblia. Ele aparece como um dos apóstolos escolhidos a dedo por Jesus e no episódio da Santa Ceia, na quinta-feira santa.
Nesta ocasião, quando Jesus confidenciava aos apóstolos as maravilhas do amor do Pai e lhes garantia especial manifestação de si próprio, São Judas Tadeu, demonstrando sua generosa compaixão para com todos os homens, perguntou: “Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?”. Jesus lhe respondeu afirmando que haveria manifestações d’Ele a todos os que guardassem sua palavra e permanecessem fiéis a seu amor.
Uma vida dedicada à evangelização
Após receber o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, junto dos outros apóstolos, São Judas iniciou sua pregação na Galiléia, viajando depois para a Samaria e outras populações judaicas. Ele também participou do primeiro Concílio de Jerusalém, realizado no ano 50.
Mais tarde evangelizou a Síria, a Armênia e a Mesopotâmia (atual Irã), onde ganhou a companhia de outro apóstolo, Simão, o “zelote”, que já evangelizava o Egito. Por conta de sua pregação e o testemunho enérgico e vigoroso, São Judas Tadeu converteu ao cristianismo inúmeros pagãos e povos de outras religiões.
São Judas Tadeu é preso junto de São Simão
Sua vida foi totalmente dedicada à evangelização e ao testemunho completo e incondicional aos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Suas pregações começaram a atrair a inconformidade de alguns pagãos, que começaram a colocar o povo contra ele.
São Judas Tadeu e São Simão foram presos e levados ao templo do sol. Ali recusaram-se a renegar a Jesus Cristo e prestar culto à deusa Diana. Nessa ocasião São Judas disse ao povo: “Para que fiqueis sabendo que estes ídolos que vós adorais são falsos, deles sairão os demônios e os hão de quebrar”. No mesmo instante, dois demônios hediondos quebraram todo o templo e desapareceram.
O martírio de São Judas Tadeu
O povo indignou-se e, incitado pelos sacerdotes pagãos, atirou-se contra os apóstolos furiosamente. São Judas Tadeu foi trucidado por sacerdotes pagãos de modo cruel, violento e desumano.
São Judas Tadeu é representado segurando um livro, que simboliza a palavra de Deus que ele anunciou, e uma alabarda, uma espécie de machado, que foi o instrumento utilizado em seu martírio. Suas relíquias são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma.
Oração a São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis
São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão.
Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja, fundada por Cristo.
Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal.
Quero imitar-vos, comprometendo- me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre.
E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. Amém!
São Judas Tadeu, rogai por nós! (EPC)
Deixe seu comentário