São José modelo de justiça e de amor a Maria
Duas grandes qualidades de São José: sua justiça e sua uniã com Nossa Senhora, explicou Francisco na sua catequese semanal sobre o Chefe da Sagrada Família
Redação (02/12/2021 13:30, Gaudium Press) O Papa Francisco continuou na audiência pontifícia de quarta-feira, 1o de dezembro, sua catequese sobre São José.
Desta vez o Pontífice abordou duas qualidades importantes de São José: Ele é justo, como descreve o evangelho de São Mateus, e ele é esposo de Maria!
São José era submisso à Lei, mas também amava Maria. A Lei permitia que ele a denunciasse, mas “seu amor por Maria e sua confiança nela, lhe indicavam uma via para salvar o cumprimento da lei e a honra de sua esposa” e por isso decide deixá-la em segredo, explicou Francisco.
Nas dificuldades, a Providência nos mostra o sentido das coisas
Logo, o Anjo lhe revela os planos divinos com a gravidez de Nossa Senhora e lhe incumbe de protegê-la e o Menino também. Isso mostra que em certas circunstâncias da vida a “Providência toma forma e dá sentido até mesmo à dor que nos atinge”, explicou Francisco.
Em seguida, o Papa disse que por vezes é difícil aceitar que a vida não é como imaginamos e aplicou isso à relação entre os casais:
“Amar não é esperar do outro ou da ida que eles correspondam a nossa imaginação, mas é escolher com toda liberdade a vida como ele se apresenta a nós”. E acrescentou dizendo que São José é um exemplo, quando aceita Maria.
Oração a São José
E como de costume, o Santo Padre terminou a catequese recitando uma oração a São José:
São José,
tu que amastes Maria com liberdade, e escolhestes renunciar ao teu imaginário para dar espaço à realidade,
ajuda cada um de nós a deixar-nos surpreender por Deus e a acolher a vida não como um imprevisto do qual se defender, mas como um mistério que esconde o segredo da verdadeira alegria.Obtém a todos os noivos cristãos a alegria e a radicalidade, mantendo, porém, sempre a consciência de que somente a misericórdia e o perdão tornam possível o amor. Amém.
Deixe seu comentário