São João Henry Newman é inscrito no Calendário Romano Geral
Através de um decreto do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos foi determinado que a memória facultativa do Santo inglês seja celebrada no dia 9 de outubro.
Cidade do Vaticano (03/02/2026 12:19, Gaudium Press) O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou nesta terça-feira, 3 de fevereiro, o decreto através do qual o Papa Leão XIV inscreve o Cardeal São João Henry Newman, no Calendário Romano Geral, espaço que assinala as datas comemorativas e as celebrações do ano litúrgico.
O Santo inglês foi canonizado em 2019, proclamado Doutor da Igreja no dia 1º de novembro de 2025 e proclamado copadroeiro, juntamente com São Tomás de Aquino, de todos os que participam do processo educativo.
Memória facultativa no dia da conversão de Newman
No documento, assinado pelo Cardeal prefeito Arthur Roche e pelo secretário Arcebispo Vittorio Viola, em 9 de novembro de 2025, Festa da Dedicação da Basílica de Latrão, determina que a memória facultativa do Santo seja celebrada por todos no dia 9 de outubro, dia da conversão de Newman, então pastor anglicano, ao catolicismo, em 1845.
Assim foi estabelecida a celebração da memória facultativa a ser inserida em todos os calendários e livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas. Portanto, a partir de hoje, já é possível, em toda a Igreja, celebrar a Missa e rezar laudes, vésperas e outras orações da Liturgia das Horas em memória do Santo teólogo e cardeal.
Um exemplo para todo discípulo do Ressuscitado
“A luz benévola da graça de Deus, que veio a este mundo para a revelação das nações (cf. Lc 2, 32), conduziu João Henrique Newman a encontrar a paz na Igreja Católica”, diz um trecho do decreto. Em sua longa vida, o purpurado “dedicou-se incansavelmente ao serviço da sua vocação, cumprindo o ministério da investigação intelectual, bem como da pregação e do ensino, e ainda do serviço aos pobres e aos últimos”.
O documento destaca ainda Newman como um grande intelectual cristão cuja mente viva “deixou-nos monumentos duradouros de grande importância no campo teológico e eclesiológico, assim como composições poéticas e de devoção”. Além disso, sua busca constante para “sair das sombras e das imagens rumo à plenitude da verdade tornou-se um exemplo para todo discípulo do Ressuscitado”.
Guia resplandecente da Igreja peregrina ao longo da história
Desta forma, se estabelece que São João Henry Newman seja “reconhecido de modo especial como guia resplandecente da Igreja peregrina ao longo da história”, podendo “ser enumerado entre os outros Santos Doutores inscritos no Calendário Romano Geral. Esta nova memória deve ser inserida em todos os calendários e livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas”.
Por fim, o Decreto determina a adoção dos textos litúrgicos em língua latina anexados ao mesmo Decreto, “que devem ser traduzidos, aprovados” e, após a confirmação do Dicastério, “publicados” pelas Conferências Episcopais. Trata-se da oração coleta, das leituras, dos textos relativos à Liturgia das Horas e do texto do Martirológio Romano. (EPC)






Deixe seu comentário