Santuário polonês de Jasna Gora recebe 40 mil peregrinos
Estatísticas apontam que 20% do movimento de peregrinação na Europa é gerado por poloneses, o que corresponde a 5% na escala mundial.
Redação (17/08/2021 13:16, Gaudium Press) No último final de semana, durante a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos céus, o Santuário nacional de Jasna Gora, Polônia, recebeu 63 peregrinações que reuniram um total de 40 mil devotos.
De acordo com dados apresentados pela Assessoria de Imprensa do Santuário mariano, durante o período de maio a meados de agosto, o local recebeu 133 grupos que vieram andando, 185 que usaram bicicletas, 13 que vieram correndo e 1 a cavalo.
Poloneses são responsáveis por 20% das peregrinações na Europa
Um dos grupos de peregrinação que mais se destacou este ano foi à cavalo de Zareby Kościelne a Mazovia, percorrendo 400 quilômetros durante onze dias de viagem sob a sela do cavalo. O comandante-chefe do grupo, Padre Andrzej Dmochowski, pastor da paróquia Zareby Kościelne, explicou que “foi uma grande oração”.
Estatísticas apontam que 20% do movimento de peregrinação na Europa é gerado por poloneses, o que corresponde a 5% na escala mundial. São peregrinos de todas idades, gêneros, profissões e classes sociais. Sacerdotes, religiosos e leigos fazem parte destes números.
Peregrinações polonesas mais antigas e mais numerosas
Documentos históricos registram que a peregrinação polonesa mais antiga ocorreu no ano de 1626, quando um grupo, composto por várias dezenas de cidadãos de Gliwice, visitou Czestochowa em agradecimento à Mãe de Deus por ter salvado a cidade dos dinamarqueses.
Já uma das maiores peregrinações polonesas ao Santuário de Jasna Góra foi a Peregrinação a Pé de Varsóvia, que pode ter sido iniciada antes mesmo do ano de 1711. Já a mais antiga é a peregrinação de Kalisz, que chegou a Jasna Góra no ano de 1637. (EPC)
Deixe seu comentário