Santuário Nacional de Aparecida inicia o Advento com inauguração de Presépio de Natal
A iluminação natalina do Santuário também foi inaugurada, sendo um convite para que todos os devotos se deixem envolver pela Luz da Esperança promovida pelo Menino Jesus.
São Paulo – Aparecida (01/12/2025 12:01, Gaudium Press) No último sábado, 29 de novembro, foi inaugurado o Presépio de Natal do Santuário Nacional de Aparecida, localizado no interior de São Paulo, além da inauguração da iluminação natalina, marcando o início do tempo litúrgico do Advento.

Foto: Divulgação/Thiago Leon/Santuário Nacional.
Presépio inspirado na Encíclica Laudato Si’
A cerimônia aconteceu logo após a celebração da Santa Missa das 18h, tendo sido presidida pelo missionário redentorista Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., Ecônomo do Santuário Nacional, e concelebrada pelo Padre Adam Rapala, C.Ss.R., ecônomo adjunto. Um grande número de fiéis, devotos da Mãe Aparecida, se reuniram para participar deste evento.
O Presépio 2025 do Santuário Nacional é inspirado na Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, propondo uma reflexão sobre a importância de proteger a Casa Comum. O tema ‘Cuidar da Criação’ seguiu a tradição do Santuário de unir a espiritualidade do Natal a temas atuais e relevantes para a vida cristã.

Foto: Divulgação/Thiago Leon/Santuário Nacional.
A fragilidade do Menino Jesus e a proximidade de Deus
O Padre Adam iniciou a cerimônia recordando as palavras do Papa Francisco, que dizia que “o Presépio é memória ao Deus que se aproxima e um convite a abrir nosso coração e se deixar tocar por Jesus Cristo” e de Santo Afonso Maria de Ligório, que explicou que “Jesus quis nascer frágil e pobre como uma criança para que pudéssemos nos aproximar Dele sem nenhum tipo de vergonha”.
“Ele veio para acolher todos, por isso nós devemos aprender a acolher nossos irmãos, sem privilégios, sem julgamentos!”, afirmou o sacerdote, enfatizando que a real mensagem do Natal, ao expressar o desejo de que o presépio inspire o acolhimento de Cristo: “Que este presépio inspire o meu e seu coração, para acolhermos Jesus, o Deus da vida, e que levemos adiante o amor e paz que Ele nos traz, transformando nossas vidas, convivência e nossos trabalhos”.

Foto: Divulgação/Thiago Leon/Santuário Nacional.
Símbolo do início da preparação para o Natal
O Padre Fábio conduziu o rito de bênção e a reflexão sobre o Presépio, sublinhando que “não existe espiritualidade verdadeira sem cuidado pela vida, não há Fé autêntica onde existe indiferença, Deus não escolheu um palácio, Ele escolheu uma manjedoura. Ele nasce pequeno para mostrar que o que muda o mundo não é a força, é a ternura’’.
A cerimônia de inauguração e bênção do Presépio são o símbolo do início da preparação para o Natal. A iluminação natalina que transformou a Fachada Norte e dos arredores do Santuário é um convite para que todos os devotos se deixem envolver pela Luz da Esperança promovida pelo Menino Jesus. (EPC)






Deixe seu comentário