Santuário Nacional de Aparecida inicia Novena e Festa da Padroeira
A celebração foi presidida pelo Bispo de São Luís Dos Montes Belos (GO), Dom Lindomar Rocha Mota, e seguiu o tema “Mãe Aparecida, somos peregrinos da esperança!”.
Aparecida – São Paulo (04/10/2024 13:25, Gaudium Press) Na noite da última quinta-feira, 3 de outubro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida celebrou o primeiro dia da Novena Solene para a Festa da Padroeira 2024. A celebração foi presidida pelo Bispo de São Luís Dos Montes Belos (GO), Dom Lindomar Rocha Mota.
Bandeiras do Brasil, do Vaticano, da Igreja e dos Estados brasileiros
Seguindo a tradição, no primeiro dia do novenário ocorreu a entrada das bandeiras do Brasil, do Vaticano, da Igreja e dos Estados brasileiros. Este ano, as bandeiras foram conduzidas por docentes da Rede Municipal de Ensino de Aparecida. Em seguida, ocorreu a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Em um momento de muita emoção e fé entre os devotos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida ingressou no Santuário vinda em cima de um carro-andor, simbolizando a Fé dos romeiros que têm suas graças alcançadas por sua intercessão. Neste momento, se pediu para que a Mãe, Rainha e Padroeira cuide de nosso país.
Mãe Aparecida, somos peregrinos da esperança!
Diante de devotos de todo o Brasil, que se reuniram ao redor do Altar Central do Santuário mariano, o prelado refletiu sobre o tema “Mãe Aparecida, somos peregrinos da esperança!”. Em sua homilia, ele ressaltou que devemos levar o nome de Jesus Cristo em todos os nossos caminhos através da intercessão da Mãe da Esperança.
Ele explicou ainda que tudo se torna possível à fidelidade de Deus, quando ela vem unida à nossa Fé confiante e que “Nossa Senhora vem lembrar-nos que somos peregrinos da esperança e que não podemos perder essa esperança! Ela faz parte do nosso ser cristão e esta esperança é a vida plena em Cristo”.
Peregrinação baseada na Fé, na Esperança e na Caridade
Em entrevista ao Portal A12, o Bispo comentou que o sentido da vida é encontrado “no nosso caminho da esperança e da peregrinação”. Nele também encontramos “o sentido da nossa Fé, porque o povo de Deus é um povo que caminha. Não podemos ficar estáticos no lugar onde estamos, por isso, a peregrinação marca a história de Deus desde sempre. Jesus assume também essa tradição e caminha no meio do povo”.
Dom Lindomar afirmou ainda que a peregrinação verdadeira é baseada na Fé, na Esperança e na Caridade. E que peregrinar é caminhar com esperança. “O peregrino sabe das dificuldades pelo caminho, às vezes o pé cansa, mas caminha na certeza de que sabe onde vai chegar! Assim é que nós diferenciamos o peregrino do andarilho, que só caminha sem saber onde vai chegar!”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário