Santuário de Nossa Senhora da Abadia recebe o título de Basílica
O Santuário mineiro, que está completando 153 anos, se tornou a terceira Basílica da Arquidiocese de Uberaba.
Romaria – Minas Gerais (22/11/2023 14:34, Gaudium Press) O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, Minas Gerais, foi elevado à categoria de Basílica menor. Apesar do título ter sido concedido pelo Papa Francisco em maio deste ano, somente este mês ocorreu a Missa Solene que oficializou o novo status do templo mariano.
Três dias de programação especial
A programação foi iniciada no sábado, 18 de novembro, com a recitação do Angelus ao meio-dia. Às 16h ocorreu uma cavalgada, seguida por uma momento musical e uma Santa Missa Solene e uma Adoração ao Santíssimo Sacramento.
No domingo, 19, foram celebradas quatro Santas Missas (às 8h, 10h e às 16h), sendo a última delas, às 19h, a principal, que contou com a Coroação da imagem de Nossa Senhora. Antes disso, às 18h, ocorreu a recitação do Santo Terço Mariano.
As principais celebrações ocorreram na segunda-feira, 20 de novembro. Logo pela manhã, às 6h, foi iniciada a Alvorada Festiva. Às 10h se celebrou uma Santa Missa Solene de Elevação à Basílica, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo Metropolitano de Uberaba.
153 anos do Santuário de Nossa Senhora da Abadia
Com esta cerimônia, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que está completando 153 anos, se tornou a terceira Basílica da Arquidiocese de Uberaba. As outras duas são as Basílicas do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, em Sacramento (MG), e Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba (MG).
De acordo com o website da Arquidiocese de Uberaba, o termo Basílica, proveniente do grego ‘basileos’ que significava ‘casa do Rei’, foi adaptado para “lugar onde se celebra a Eucaristia”. Com o título de Basílica, o Santuário deve agora se tonar um centro de irradiação do Evangelho através da liturgia, pastoral e formação, e deve propagar os documentos papais e da Santa Sé.
Diferença entre Basílicas maiores e Basílicas menores
Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. Dessas últimas, 65 se encontram no Brasil. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada no interior de São Paulo, é a segunda maior Basílica do mundo em dimensões, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)
Deixe seu comentário