Santuário de Lourdes planeja reabrir piscinas para os peregrinos
Após quatro anos de fechamento, o santuário de Lourdes pretende reabrir o acesso às suas piscinas para os peregrinos
Redação (22/02/2024 10:00 Gaudium Press) Após quatro anos de fechamento, o santuário de Lourdes pretende reabrir o acesso às suas piscinas para os peregrinos. Desde o início da pandemia, em 2020, o ritual de banhar-se nas águas de Lourdes foi interrompido e substituído por um gesto mais simples.
No entanto, o Santuário mariano anunciou que tem a intenção de reabrir as piscinas para que os peregrinos possam banhar-se novamente. Para isso, o santuário anunciou alguns trabalhos de reforma das instalações balneárias e planeja reabrir as piscinas até o final de 2024.
O edifício das piscinas de Lourdes encontra-se atrás da gruta de Massabielle. O reitor do santuário, Michel Daubanes, explicou a um periódico francês que as instalações estavam um pouco obsoletas e que os trabalhos de manutenção pretendem renovar o edifício e aumentar a higiene do piedoso costume: “O sistema de circulação e tratamento de água precisa passar por melhorias, e é isso que estamos fazendo”.
Dom Daubanes explicou que os trabalhos já começaram, mas ainda não é possível determinar uma data exata. Sabe-se, contudo, que a intenção é abrir o acesso ao banho até o final do ano de 2024.
Durante todos esses anos de fechamento, o ritual de banhar-se nas águas de Lourdes foi substituído pelo que os peregrinos chamam de “gesto da água”. Eles podem lavar o rosto, as mãos e beber a água.
Vários peregrinos já se mostraram animados com a notícia. De fato, o reitor do santuário comentou que o banhar-se em Lourdes é uma etapa importante para muitos peregrinos, e são conhecidos os frutos de renovação espiritual, conversões e confirmação da fé de várias pessoas que viveram essa experiência.
O santuário de Lourdes também está estudando a quantidade de peregrinos que poderão ser acolhidos para o ritual do banho. Em 2021, foram cerca de 420 mil os peregrinos que fizeram o “gesto da água” e cerca de 3 milhões passaram na gruta de Massabielle. (FM)
Com informações de France Bleue.
Deixe seu comentário