Gaudium news > Santuário de Lourdes anuncia 72º milagre

Santuário de Lourdes anuncia 72º milagre

Nesta quarta-feira, 16 de abril, o santuário de Lourdes anunciou um novo milagre. Uma mulher italiana de 67 anos foi curada de esclerose lateral primária após uma peregrinação a Lourdes em 2009.

Dom Michel Daubanes anuncia a notícia a um grupo de peregrinos italianos. Foto: screenshot Santuário de Lourdes/ X

Dom Michel Daubanes anuncia a notícia a um grupo de peregrinos italianos. Foto: screenshot Santuário de Lourdes/ X

Redação (17/04/2025 10:39, Gaudium Press) O 72º milagre é o de Antonietta Raco de 67 anos, que sofria de Esclerose Lateral Primária (ELP) – uma doença incurável do sistema nervoso que afeta os neurônios motores do cérebro e impede a respiração e a locomoção. Ela foi curada em 2009, quando esteve em Lourdes com a organização de peregrinações italianas, conforme anunciou o santuário de Lourdes.

O milagre foi declarado por Dom Vincenzo Carmine Orofino, bispo da diocese de Tursi-Lagonegro, província de Matera, na Itália, e aprovado pelo Escritório de Exames Médicos do santuário. No final da tarde desta última quarta-feira (16), o reitor do santuário, Dom Michel Daubanes, deu a notícia a um grupo de peregrinos italianos, que estavam visitando a Gruta de Massabielle naquele momento.

Foto: Arquivo do Serviço de Exames Médicos de Lourdes

Foto: Arquivo do Serviço de Exames Médicos de Lourdes

Antonietta Raco, nascida na Itália, vinha sendo monitorada há vários anos pelo departamento de neurociências da Universidade de Turim devido a enxaquecas graves. Em 2005, seus sintomas pioraram. Novamente em 2008, ela sofreu uma redução em sua capacidade vital expiratória e hipostenia. Em 2009, ela foi em peregrinação a Lourdes, de 30 de julho a 5 de agosto.

Após sair da piscina de Lourdes, ela disse que “sentiu uma sensação incomum de bem-estar e conseguiu andar novamente”. Ela não comentou até voltar para casa. Em agosto e setembro do mesmo ano, ela foi submetida a uma série de exames, que mostraram que os sintomas presentes desde 2004 haviam desaparecido, que confirmavam o diagnóstico de Esclerose Lateral Primária”, observaram as equipes de Lourdes. Em julho de 2010, Antonietta Raco declarou sua recuperação ao Comitê de Exames Médicos de Lourdes.

Imediatamente, foi convocada uma primeira reunião do Comitê de Exames Médicos, na qual os médicos presentes decidiram por unanimidade abrir um arquivo e investigar seu histórico médico. Outras reuniões do Comitê foram realizadas em 2012, 2013 e 2016. Em 2013, Antonietta Raco foi avaliada pelo Departamento de Neurologia da Universidade de Milão, que confirmou o diagnóstico e se encarregou do acompanhamento. Em 2017, é convocada uma 5ᵉ e última reunião do Conselho de Constatações Médicas. Os membros da Junta observaram a recuperação de Antonietta Raco, qualificada como inexplicável de acordo com o conhecimento médico.

Foi somente em novembro de 2024 que, após um período de observação e validação do consenso internacional sobre o diagnóstico da EPL, o Bureau des Constatations Médicales de Lourdes, em sua reunião anual, convocou os membros presentes para votar: “A Sra. Antonietta Raco está curada da Esclerose Lateral Primária, de acordo com o consenso de 2020, validado em 2024, de forma inesperada, completa, duradoura e inexplicável de acordo com o conhecimento médico? A maioria votou sim. Em 15 de novembro de 2024, o bispo da diocese de Tarbes e Lourdes informou o bispo da diocese de Tursi-Lagonegro, a diocese de residência de Antonietta Raco, que proclamou o milagre na quarta-feira, 16 de abril de 2025.

Arquivo do Serviço de Exames Médicos de Lourdes

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas