Santuário de Frei Galvão em Guaratinguetá (SP) celebra seu Santo Padroeiro
Foi iniciada nesta quarta-feira, a programação em preparação para a festa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.
Guaratinguetá – São Paulo (16/10/2024 17:36, Gaudium Press) O Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão em Guaratinguetá (SP) iniciou nesta quarta-feira, as festividades por ocasião do dia de seu Padroeiro, o primeiro santo brasileiro, comemorado no dia 27 de outubro.
A programação foi iniciada através de uma Santa Missa celebrada às 15h. A partir do dia 17, será iniciada uma novena até o dia 26, sempre às 15h e às 19h30. Durante o período que antecede o dia de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, uma capelinha com a imagem do primeiro Santo brasileiro percorrerá todas as 18 Paróquias da Arquidiocese de Aparecida.
Frei Galvão, peregrino da caridade
Além disso, os frades, religiosas e leigos realizarão um trabalho de missão entre os dias 16 e 24 de outubro, levando às casas e estabelecimentos comerciais a mensagem de esperança e caridade, nascida do Evangelho e vivida por Frei Galvão. Eles irão ao encontro dos filhos e filhas de Deus da cidade de Guaratinguetá, rememorando as práticas evangelizadoras do Santo.
Neste ano, a festa litúrgica do primeiro Santo brasileiro foi inspirada no Ano Jubilar 2025 da Igreja, o Ano da Esperança, seguindo o tema “Frei Galvão, peregrino da caridade” e o lema “Onde houver desespero que eu leve a Esperança”. Os frades e sacerdotes incentivarão os devotos a refletirem sobre a missão da Igreja e dos filhos e filhas de Deus: levar o Evangelho, por meio de obras e palavras, para todos os espaços onde a esperança precisa ser fortalecida.
Explicação dos símbolos presentes no cartaz de 2024
A arte escolhida para divulgar as festividades tem como destaque a cor verde, simbolizando a mensagem de esperança, que será o tema do Ano Jubilar da Igreja em 2025. A imagem central apresenta o primeiro Santo brasileiro com a mão abençoando todo o Brasil, destacando seu ministério como peregrino da caridade e da esperança, e guardando nossos caminhos rumo a Deus.
O caminho, formado por linhas curvas, nos lembra tanto da nossa própria jornada. Ao mesmo tempo nos remete às estradas percorridas por Frei Galvão. A identidade visual da festa também inclui margaridas, flores que simbolizam a esperança. As pílulas da Fé, sacramental distribuído aos devotos, são carinhosamente chamadas de “sementinhas” pelos devotos. (EPC)
Deixe seu comentário