Santa Sé mantém relações diplomáticas com 184 países
O Acordo Brasil-Santa Sé foi assinado no dia 13 de novembro de 2008, instituindo o estatuto jurídico da Igreja Católica no país.
Cidade do Vaticano (09/01/2025 17:15, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 9 de janeiro, o Papa Francisco recebeu em audiência embaixadores de todo o mundo junto à Santa Sé para um tradicional encontro anual no qual o Pontífice apresenta a perspectiva da Santa Sé diante de diversas realidades do mundo.
Missões diplomáticas acreditadas junto à Santa Sé
Atualmente, a Santa Sé mantém relações diplomáticas plenas com 184 países, além da União Europeia e da Soberana Ordem Militar de Malta. As missões diplomáticas acreditadas junto à Santa Sé com sede em Roma somam 90. Escritórios acreditados à Santa Sé da Liga dos Estados Árabes, da Organização Internacional para as Migrações e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados também possuem sede na capital italiana.
Importantes acordos assinados pela Santa Sé em 2024
No dia 11 de outubro de 2024, foi assinado o Segundo Protocolo Adicional ao Acordo entre a Santa Sé e o Burkina Faso, sobre o estatuto jurídico da Igreja Católica no país. No dia 22 do mesmo mês, a Santa Sé e a China renovaram por mais quatro anos a validade do Acordo Provisório, estabelecido em setembro de 2018, sobre nomeação de Bispos. Ainda em 2024 foi assinado um acordo entre a Santa Sé e a República Checa sobre algumas questões jurídicas.
Acordo Brasil-Santa Sé foi assinado em 2008
O Acordo Brasil-Santa Sé foi assinado no dia 13 de novembro de 2008, instituindo o estatuto jurídico da Igreja Católica no país. Éverton Vieira Vargas é o atual embaixador do Brasil na União Europeia. Em novembro de 2023, o diplomata brasileiro entregou suas credenciais na Santa Sé, sendo recebido pelo Papa Francisco. (EPC)
Deixe seu comentário