Santa Sé e Cazaquistão assinam acordo bilateral
Um novo acordo bilateral foi assinado nesta quarta-feira, 14 de setembro, entre a Santa Sé Apostólica e a República do Cazaquistão
Redação (14/09/2022, 11:00, Gaudium Press) A Santa Sé e a República do Cazaquistão assinaram um acordo bilateral nesta quarta-feira, 14 de setembro.
O acordo foi assinado na capital do Cazaquistão, Nur-Sultan, e é uma atualização do acordo assinado anteriormente em 1998.
A Conferência de Imprensa da Santa Sé informou que o artigo número dois, dos quinze artigos que compunham o acordo de 1998, foi reforçado neste novo acordo.
Facilitar a emissão e a permanência de religiosos no país
O artigo trata sobre a emissão de visto e a permissão de permanência de religiosos estrangeiros e pessoas engajadas com as pastorais católicas no Cazaquistão.
O signatário da Santa Sé foi o Arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário das relações com os Estados, e o representante da República do Cazaquistão foi o vice-primeiro-ministro e ministro das relações exteriores, Mukhtar Tileuberdi.
O texto assinado “reforça ainda mais os laços de amizade e de cooperação já que existente entre as duas partes”, afirmou a Santa Sé.
30 anos de laços diplomáticos
No próximo dia 17 de outubro se comemora 30 anos do restabelecimento diplomático entre a Santa Sé e o Cazaquistão.
A Santa Sé assinalou no passado mês de junho que ao longo destas três décadas os laços de amizade se estreitaram entre os Estados graças ao “respeito mútuo e às prioridades compartilhadas”.
De fato, o Cazaquistão foi o primeiro país da Ásia Central a assinar um acordo com a Santa Sé e também o primeiro a receber a visita do Papa João Paulo II. (FM)
Deixe seu comentário