Santa Maria Maggiore inaugura novo ambão e nova sede
Os dois novos elementos fixos foram encomendados pela Basílica, sendo previstos pela liturgia e fundamentais para a celebração dentro da domus ecclesiæ.
Itália – Roma (05/04/2023 16:35, Gaudium Press) No último sábado, 1º de abril, véspera do Domingo de Ramos, o Cardeal Stanisław Ryłko, arcipreste de Santa Maria Maggiore abençoou o novo ambão e nova sede da Basílica Papal. A cerimônia contou com a presença do Capítulo liberiano e dos fiéis.
Os dois elementos, previstos pela liturgia e fundamentais para a celebração dentro da domus ecclesiæ, até então eram removíveis e agora são fixos, seguindo o caminho da renovação dos espaços litúrgicos desejada pelo Papa Francisco, que aprovou os projetos.
Significado da sede e do ambão
A sede é o lugar da presidência do celebrante, indicando e exaltando a tarefa que ele tem tanto de presidir a ação litúrgica como de orientar a oração do santo povo de Deus. Ela também possui uma dimensão funcional que permite com que o celebrante possa presidir a Comunidade.
O ambão, por sua vez, confere um caráter de estabilidade e solidez ao local no qual é anunciada a Palavra de Deus. A introdução ao rito da bênção recorda que o ambão “deve corresponder à dignidade da própria palavra e recordar aos fiéis que a mesa da palavra de Deus sempre esteve carregada, pois Cristo, vencedor da morte, derrubou a pedra do sepulcro com o poder do seu Espírito”.
Fruto de um trabalho coletivo
Os dois novos elementos fixos foram encomendados pela Basílica, sendo o resultado de um trabalho coletivo realizado pela equipe de Arte e Arquitetura dos Discípulos do Divino Mestre, que idealizou e executou um projeto de espaço arquitetônico, integrando os elementos originais da Basílica Papal segundo as normas litúrgicas, e deixando intactas as obras fixas existentes. (EPC)
Deixe seu comentário