Salesianos celebram 90 anos da canonização de São João Bosco
A canonização de Dom Bosco relembra irresistivelmente aos educadores de hoje a legitimidade perene do Sistema Preventivo.
Turim – Itália (02/04/2024 10:21, Gaudium Press) Os salesianos celebraram na última segunda-feira, 1º de abril, os 90 anos da canonização de seu fundador: São João Bosco. Iniciado no dia 4 de junho de 1890, o processo de beatificação e canonização do sacerdote italiano durou um longo período. Somente no ano de 1907 ele foi declarado venerável e em 1929 foi beatificado.
Canonização de São João Bosco
No dia 1º de abril de 1934, o Papa Pio XI o canonizou. Na ocasião, se celebrava a Solenidade da Páscoa e o encerramento do Jubileu Extraordinário da Redenção. “Beato João Bosco é Santo, e o inscrevemos no número dos Santos, estabelecendo que se honre devotamente sua memória pela Igreja universal entre os Santos Confessores não Pontífices, cada ano, em seu dia natal, quer dizer, o trinta e um de janeiro”, declarou o Pontífice.
Sistema Preventivo e os modelos da santidade juvenil
“A canonização de Dom Bosco relembra irresistivelmente aos educadores de hoje a legitimidade perene do Sistema Preventivo, fundado na razão, na religião e na bondade, e objetivando a construção do honesto cidadão e do bom cristão: um sistema educativo comprovado, em pouco mais de um século, por uma falange de modelos da santidade juvenil”, afirmou o assessor no Pontifício Comitê para Ciências Históricas, Padre Enrico Dal Covolo.
Um Santo de toda a Igreja
Já o Cardeal Angelo Amato, SDB, prefeito emérito da Congregação para a Causa dos Santos no Vaticano, destacou que: “Dom Bosco e o seu Sistema Educativo fazem parte, é claro, da identidade salesiana; mas não são de nossa exclusiva propriedade, não são ‘coisa apenas nossa’. Dom Bosco não é somente o santo dos salesianos: é Santo da Igreja, assim como o seu Sistema Preventivo”. (EPC)
Deixe seu comentário