Sacerdotes são fundamentais na promoção de novas vocações, assegura pesquisa
Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, 70% dos ordenados relataram ter sido convidados por um padre para considerar o chamado à vida sacerdotal.
Estados Unidos – Washington (10/03/2023 12:41, Gaudium Press) Um novo estudo intitulado ‘O estado das vocações sacerdotais nos Estados Unidos’ foi divulgado pelo Ministério Vocacional do país. O resultado dessa pesquisa revela que as relações de confiança com os párocos são um fator decisivo no cultivo de vocações.
De acordo com o documento, “o papel geral dos sacerdotes na promoção das vocações é significativo para cerca de 70% dos ordenados, que relataram ter sido convidados por um padre para considerar o chamado à vida sacerdotal”.
Número de sacerdotes e paroquianos
Diante do resultado dessa pesquisa, a fundadora do Ministério Vocacional, Rhonda Gruenewald, alertou que à medida que as ordenações diminuem, os padres estão se tornando responsáveis por um número maior de paroquianos e tendo mais responsabilidades administrativas.
Esse movimento faz com que o clero muitas vezes tenha pouco tempo e energia para orientar jovens que possam estar interessados na vida religiosa. “Se esse número (de sacerdotes para paroquianos) for menor, os padres podem criar relacionamentos que promovam vocações”, destacou.
Importantes dados sobre o sacerdócio nos Estados Unidos
Segundo o Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado da Universidade de Georgetown, em 2022 havia 34.344 sacerdotes (24.110 diocesanos, 10.234 religiosos) e 452 ordenações sacerdotais nos EUA, servindo 16.429 paróquias e 66,5 milhões de católicos conectados à paróquia.
Para Gruenewald, analisando os dados de vocações do ano de 2021, apenas 33 Dioceses ordenaram homens suficientes para satisfazer uma taxa básica de ordenação, enquanto 17 estavam atingindo sua taxa básica de seminaristas. Outras 42 dioceses não tiveram ordenações nesse período.
Como combater o declínio das vocações sacerdotais?
Como solução para combater o declínio das vocações sacerdotais, a fundadora do Ministério Vocacional acredita na força: da oração regular; da educação sobre as vocações e como promovê-las; da afirmação de padres e seminaristas; e da ação da pastoral juvenil em todas as paróquias.
“Os sacerdotes e paroquianos precisam encontrar onde estão os jovens e levar à eles a mensagem vocacional, ao invés de simplesmente jogar as mãos para o alto. As vocações podem acontecer se você acreditar. Vamos trabalhar!”, conclui. (EPC)
Deixe seu comentário