Sacerdote mexicano é assassinado após celebrar Santa Missa
Padre Marcelo Pérez foi assassinado a tiros por dois criminosos, ainda não identificados, que estavam em uma motocicleta.
Chiapas – México (21/10/2024 12:06, Gaudium Press) No último domingo, 20 de outubro, o sacerdote católico Marcelo Pérez, pároco da igreja de Guadalupe, pertencente à Diocese mexicana de San Cristóbal de las Casas, foi assassinado a tiros por dois motociclistas até agora não identificados.
De acordo com informações da imprensa local, o crime aconteceu após o sacerdote ter celebrado uma Santa Missa no templo do bairro Cuxtitali. O Padre estava saindo para continuar seu trabalho pastoral na igreja de Guadalupe, quando surgiu uma motocicleta com dois criminosos que atiraram nele. Ao menos quatro disparos o atingiram.
Comunicado da Conferência Episcopal Mexicana
A Conferência Episcopal Mexicana, através de um comunicado, condenou energicamente o brutal assassinato, manifestando sua profunda dor pelo ocorrido. Os Bispos ainda lamentaram a perda de um sacerdote dedicado que, em sua comunidade, sempre lutou de forma incansável pela paz e a justiça.
“Marcelo Pérez foi um exemplo vivo de compromisso sacerdotal com os mais necessitados e vulneráveis da sociedade. O seu trabalho pastoral, caracterizado pela proximidade ao povo e pelo apoio constante a quem mais precisa, deixa um legado de amor e de serviço que perdurará no coração de todos aqueles que tocou com o seu ministério”, diz um trecho do documento.
Os Bispos mexicanos, como Igreja, lamentam de forma profunda “a perda de uma vida consagrada ao serviço de Deus e do próximo. Este ato de violência não afeta só a Diocese, mas toda a Igreja no México e a sociedade em seu conjunto, especialmente em uma região que hoje vive situações afetadas pela violência”.
Comunicado de la Conferencia del Episcopado Mexicano, sobre el asesinato del P. Marcelo Pérez, de la Diócesis de San Cristóbal de Las Casas
«La paz es un bien que supera cualquier barrera, porque es un bien de toda la humanidad. La violencia y la injusticia no tienen la última… pic.twitter.com/hgTfmtZ3FK
— CEM (@IglesiaMexico) October 20, 2024
Bispos pedem ao governo mais segurança
O comunicado faz ainda um chamado às autoridades do governo para que realizem uma investigação exaustiva e transparente que conduza ao esclarecimento deste crime. Além disso, é pedido que sejam implementadas medidas efetivas para garantir a segurança dos sacerdotes e agentes pastorais que dedicam suas vidas ao serviço dos mais necessitados.
Por fim, se exorta aos fiéis para que se unam em oração pelo descanso eterno do Padre Marcelo Pérez, pelo consolo de sua família, amigos e paroquianos, além de se pedir pela paz em Chiapas e em todo o México. “Que o sacrifício do Padre Marcelo Pérez não seja em vão, mas nos impulsione a trabalhar com maior eficácia pela construção de uma sociedade mais justa, pacífica e fraterna”, conclui o documento. (EPC)
Deixe seu comentário