Russos danificaram pelo menos 92 edifÃcios religiosos na Ucrânia
A Ucrânia já registrou 242 casos de destruição do patrimônio cultural ucraniano pelos russos. Â
Redação (08/05/2022 11:15, Gaudium Press) A Comissária de Direitos Humanos do Parlamento ucraniano, Lyudmila Denisova, afirmou que os invasores russos destruÃram ou danificaram pelo menos 92 edifÃcios religiosos, 35 monumentos históricos, arquitetônicos e urbanÃsticos, 29 monumentos memoriais em homenagem a figuras e eventos históricos dos séculos XIX-XXI, 19 edifÃcios e complexos de museus e reservas naturais, 33 centros culturais, teatros, bibliotecas e outros locais de valiosas estruturas históricas.
“Ao destruir nosso patrimônio cultural, a Federação Russa está tentando apagar a identidade nacional do povo ucraniano. As tropas agressoras violam os artigos 4 e 5 da Convenção de Haia em relação à proteção de bens culturais em caso de conflito armado. Tais ações do agressor, de acordo com o artigo 8 do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, são um crime de guerra”, ressaltou Denisova.
Ela pediu à Comissão da ONU que investigue as violações dos direitos humanos durante a invasão militar russa da Ucrânia. Ela também está reunindo provas de crimes de guerra, declarando que 400 mil ucranianos foram levados à força para a Rússia. Acrescentou ainda que os russos roubaram uniformes de soldados ucranianos a fim de usá-los para cometer crimes contra alvos civis.
Deixe seu comentário