Ruas de Roma recebem peregrinação do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A procissão com o Ícone Mariano foi encabeçada pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.
Itália – Roma (28/06/2023 17:02, Gaudium Press) No último domingo, 25, o ìcone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro percorreu as ruas de Roma em uma procissão encabeçada pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.
Saindo da Igreja de Santo Afonso de Ligório, templo que conserva o ícone mariano, a procissão contou com a participação de mais de 70 sacerdotes e religiosas, que seguiram caminhando pela via que liga a Basílica de São João de Latrão com a Basílica de Santa Maria Maior.
Redentoristas custodiam o Ícone
Acredita-se que este ícone bizantino tenha sido pintado no século XIII. A imagem veio da Grécia, chegando em Roma no final do século XV. No ano de 1499 ela foi consagrada na igreja de São Mateus, onde foi venerada durante muito tempo.
No ano de 1866, atendendo ao pedido do Papa Pio IX, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi transferido para a igreja de São Mateus, que havia sido construída pela Ordem dos Redentoristas e onde permanece até os dias de hoje.
Ícone mariano cheio de simbolismo
Inúmeras curas milagrosas foram registradas no Santuário, o que atraiu uma grande quantidade de fiéis. Os próprios Papas deram exemplo, manifestando publicamente sua devoção. Dentre os pontífices destacam-se: Pio IX, Leão XIII, São Pio X e Bento XV.
Em estilo bizantino, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que mede 53 por 41,5 centímetros, foi produzido em madeira sobre um fundo dourado e é rico em detalhes e a cada um deles é atribuído um significado. (EPC)
Deixe seu comentário