Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio 2025 é lançada oficialmente
O tema da 146ª edição do piedoso evento, que será realizado entre os dias 24 a 26 de maio deste ano, será ‘Mãe da Esperança, rogai por nós’, em referência ao Jubileu da Esperança.
Farroupilha – Rio Grande do Sul (28/03/2025 12:21, Gaudium Press) O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul, lançou a 146ª edição de sua romaria, que será realizada entre os dias 24 a 26 de maio deste ano, seguindo o tema ‘Mãe da Esperança, rogai por nós’, em referência ao Jubileu da Esperança proclamado pelo Papa Francisco.
Renovação da nossa Fé e Esperança
Segundo o reitor do Santuário, Padre Ricardo Fontana, esta Romaria “representa uma renovação da nossa Fé e, sobretudo, da nossa esperança. Vivemos o Jubileu da Esperança como peregrinos, portadores dessa grande esperança que é Jesus Cristo. Por isso, Nossa Senhora de Caravaggio se torna a grande Mãe da Esperança para todo o nosso povo, especialmente para seus devotos peregrinos, que rumam até este lugar sagrado”.
O cartaz oficial da 146ª Romaria ao Santuário de Caravaggio apresenta importantes elementos simbólicos, dos quais se destacam: as cores da bandeira da Itália, em referência aos 150 anos da imigração italiana; as rosas simbolizando a ternura de Nossa Senhora; a âncora, que, desde os primórdios do Cristianismo, representa a força e a esperança em Cristo; e a imagem da ‘Madonna di Caravaggio’, estampa trazida pelos imigrantes italianos para confeccionar os primeiros santinhos de devoção.
História do Santuário de Caravaggio
No dia 26 de maio de 1921, a então capela pertencente à comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, foi elevada a Santuário Diocesano. A imagem mariana que se encontra no altar do templo foi feita no ano de 1885, pelo artista plástico conhecido como Stangherlin, tendo como base um quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da Santa que ocupava o altar da primeira capela.
A construção do atual Santuário de Caravaggio durou 18 anos (1945 – 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário. Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da Diocese de Caxias do Sul. (EPC)
Deixe seu comentário