Roma celebrará o Milagre de Nossa Senhora das Neves
As celebrações festivas pelo aniversário da dedicação da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore contarão com a encenação do milagre da neve.
Roma – Itália (01/08/2025 09:36, Gaudium Press) Neste próximo sábado, 2 de agosto, serão iniciadas as celebrações festivas pelo aniversário da dedicação da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore e a solenidade de Nossa Senhora das Neves. A primeira Santa Missa do Tríduo Preparatório será celebrada às 18h (horário de Roma).
Outra Santa Missa está programada para ser celebrada no domingo, 3 de agosto, também às 18h. Esta é uma das principais festas históricas e tradicionais da capital italiana, atraindo sempre uma grande participação de fiéis, moradores e turistas. Na segunda-feira, 4, às 17h, serão celebradas as Vésperas Solenes, e logo depois outra Celebração Eucarística, às 18h.
Encenação do “Milagre da Neve”
Segundo a tradição, durante a noite de 4 para 5 de agosto do ano de 358, uma milagrosa nevasca caiu no centro de Roma, no Monte Esquilino, em pleno verão italiano. Nossa Senhora apareceu em sonho ao Papa Libério lhe pedindo para erguer uma Basílica no local onde havia nevado. Na manhã seguinte, o Pontífice traçou o perímetro do local para construir a primeira Basílica do Ocidente dedicada a Nossa Senhora das Neves, que hoje é uma das quatro Basílicas Papais de Roma: Santa Maria Maggiore.
Para recordar esse prodígio, o “Milagre da Neve” será encenado em dois momentos na segunda-feira, com uma cascata de pétalas brancas descendo do teto, cobrindo o hipogeu. A primeira ‘nevada’ ocorrerá na parte da manhã, com o canto do Glória durante a Missa Solene das 10h, presidida pelo Cardeal Rolandas Makrickas, Arcipreste da Basílica. Já a segunda, será às 17h, com o canto do Magnificat durante a recitação das Vésperas, presidida por Dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado. (EPC)
Deixe seu comentário