Rio de Janeiro acolhe 18º Congresso Internacional de Direito Canônico
O encontro seguirá até o próximo sábado, 27, reunindo especialistas de diversas partes do mundo para debater questões fundamentais do ordenamento jurídico da Igreja.
Rio de Janeiro (22/09/2025 14:53, Gaudium Press) O Rio de Janeiro acolhe, a partir desta segunda-feira, 22 de setembro, a 18ª edição do Congresso Internacional de Direito Canônico que terá como tema “Dignidade Humana e Direito dos Fiéis”. Realizado no Centro de Estudos do Sumaré, o encontro seguirá até o sábado, 27, reunindo especialistas de diversas partes do mundo para debater questões fundamentais do ordenamento jurídico da Igreja.
Este congresso internacional é promovido pela Associação Internacional de Promoção do Estudo do Direito Canônico, composta por professores de Direito Canônico. O comitê organizador é presidido pelo monsenhor José Gomes Moraes, diretor do Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro e membro da associação. Durante o encontro, serão realizadas conferências e debates, além da assembleia eletiva da nova direção da entidade.
Espaço de diálogo entre grandes expoentes e pesquisadores
“Esse encontro tem a função de ser um lugar de reflexão canônica sobre o tema que é proposto. Não é um encontro de nenhum organismo eclesial para que dele saia uma normativa, mas um espaço de diálogo entre os grandes expoentes e pesquisadores do direito canônico no mundo”, garantiu o Padre Carlos Augusto Azevedo da Silva, doutorando em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
De acordo com o sacerdote, estes encontros têm papel fundamental no desenvolvimento do Direito Canônico, pois “são nesses congressos que amadurece o pensamento e a reflexão canônica sobre as novas realidades da Igreja. É um espaço onde professores e especialistas podem oferecer contribuições que ajudem, inclusive, o legislador a sanar lacunas ainda existentes na lei”.
Palestrantes reconhecidos internacionalmente
Dentre os palestrantes confirmados estão: o Cardeal Péter Erdö, Arcebispo de Esztergom-Budapeste e primaz da Hungria, que fará a conferência inaugural; o Padre Bruno Esposito; o professor Paolo Carozza (Universidade de Notre Dame, EUA); o professor Luis Navarro (Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma); e o Padre Damián Astigueta (Universidade Gregoriana, Roma).
O Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, estará presente na sessão inaugural do congresso, que contará com mesas-redondas, workshops e debates sobre temas como liberdade religiosa, poder de governo eclesial, sanções penais no âmbito canônico, diálogo ecumênico, associações de fiéis e novas comunidades católicas. (EPC)
Deixe seu comentário