Reveladas as primeiras imagens da Catedral de Notre Dame de Paris restaurada
O local foi visitado hoje pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que agradeceu aos artesãos e especialistas que trabalharam na reconstrução deste patrimônio histórico.
Paris – França (29/11/2024 15:15, Gaudium Press) Faltando uma semana para a reabertura da Catedral de Notre Dame de Paris, foram reveladas, nesta sexta-feira, 29 de novembro, o resultado das obras de restauração deste histórico templo que há cinco anos foi atingido por um terrível incêndio de causa até agora desconhecida.
O local foi visitado hoje pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que agradeceu aos mais de dois mil artesãos e especialistas que trabalharam para reconstruir parte desta importante obra-prima da arte gótica e patrimônio histórico da França. O governante afirmou que a Catedral está muito mais acolhedora.
Dentre os dois mil doadores que contribuíram para a restauração da Catedral de Notre Dame e que receberam um convite para visitar o templo gótico, 1.300 estiveram presentes. O projeto custou por volta de 700 milhões de euros (cerca de R$ 4,4 bilhões), tendo sido financiado exclusivamente por doações.
Notre-Dame de Paris.
Dernière visite de chantier avant la réouverture.https://t.co/YDlhum5by8— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) November 29, 2024
Programação de reabertura da Catedral de Notre Dame de Paris
A cerimônia de reabertura da Catedral de Notre Dame de Paris será iniciada na noite de 7 de dezembro, com um breve discurso de Macron em frente ao templo. Logo depois, o Arcebispo de Paris, Dom Laurent Ulrich, baterá nas portas da Catedral com o seu báculo, que serão abertas cerimoniosamente.
Segundo informações divulgadas por Guillaume Normand, responsável pela liturgia, a celebração incluirá a bênção do órgão de Notre Dame, que foi totalmente desmontado, limpo e remontado após o incêndio. A cerimônia será concluída com um Te Deum e o Magnificat. Por fim, haverá um grande concerto dentro e em frente à Catedral.
Na manhã do dia seguinte, 8 de dezembro, segundo domingo do Advento e Solenidade da Imaculada Conceição, o Arcebispo de Paris fará a consagração do altar e presidirá a primeira celebração eucarística em Notre Dame. Dentre os convidados que confirmaram presença estão o presidente francês e mais de 150 Bispos.
Reservas online e entrada gratuita
A Catedral de Notre Dame será oficialmente aberta aos visitantes a partir do dia 9 de dezembro. Um sistema de reservas online será disponibilizado pela Arquidiocese de Paris a partir do início de dezembro. As vagas poderão ser reservadas com no máximo dois dias de antecedência.
Dom Ulrich rejeitou o pedido da Ministra da Cultura francesa, Rachida Dati, de cobrar uma taxa de entrada por cada visita turística à catedral. O prelado recordou uma lei de 1905 relativa ao livre acesso às Catedrais e igrejas. Além disso, destacou que é missão da Igreja aceitar todas as pessoas, independentemente da origem, religião, cosmovisão e meios financeiros. (EPC)
Deixe seu comentário