Gaudium news > Relíquias do Papa São Pio X iniciam peregrinação pela Itália

Relíquias do Papa São Pio X iniciam peregrinação pela Itália

Esta é uma das poucas vezes na história recente da Igreja que ocorre a ‘volta para casa’ de um Papa.

Reliquias do Papa Sao Pio X iniciam peregrinacao pela Italia

Foto: Vatican Media.

Treviso – Itália (10/10/2023 16:20, Gaudium Press) A urna com as relíquias ‘ex-corpore’ do Papa São Pio X iniciou, na última sexta-feira, 6 de outubro, uma peregrinação por ocasião dos 120 anos de aniversário de sua eleição papal. Os restos mortais do Pontífice visitarão as Dioceses de Treviso, Pádua e Veneza.

Programação da peregrinação

A primeira parada da peregrinação da urna foi a igreja Catedral da capital da Marca Trevigiana, no dia 6, onde permaneceu até a tarde de sábado, 7. Em seguida, as relíquias de São Pio X foram recebidas na igreja do arcipreste de sua cidade natal, Riese Pio X, e depois no Santuário da Madonna delle Cendrole, onde permanecem até domingo, dia 15.

Para o dia 15 está prevista uma Santa Missa Solene de conclusão da Peregrinação na Diocese de Treviso. A celebração Eucarística será presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, no Santuário Madonna dele Cendrole.

Entre os dias 16 e 17 de outubro as relíquias estarão na Diocese de Pádua, para por fim, no dia 18, serem encaminhadas para a Diocese de Veneza, onde devem permanecer até o dia 22 de outubro.

Um evento historicamente inédito

Esta é uma das poucas vezes na história recente da Igreja que ocorre a ‘volta para casa’ de um Papa. Em maio de 2018, os restos mortais de João XXIII visitaram Bergamo, atraindo quase meio milhão de peregrinos. A Santa Sé concedeu indulgência plenária aos fiéis de Veneza que participarem das celebrações.

Esta iniciativa será uma oportunidade para redescobrir o dom da santidade oferecido, com Giuseppe Sarto, à Igreja universal e, em particular, às Igrejas dos territórios de Treviso, Riese e Pádua. Também será ocasião para reler e destacar a modernidade, a contemporaneidade e a complexidade dessa grande figura eclesiástica e histórica, um dos maiores e mais profundos reformadores da história da Igreja Católica. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas