Relíquias de São Pier Giorgio Frassati serão expostas em igreja de Roma
A intronização das relíquias na igreja Domus Mariae será feita durante Santa Missa Solene presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé.
Roma – Itália (15/01/2026 10:33, Gaudium Press) No próximo sábado, 17 de janeiro, as relíquias de São Pier Giorgio Frassati, canonizado pelo Papa Leão XIV em 7 de setembro de 2025, serão expostas para veneração pública durante uma Santa Missa Solene presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, na igreja Domus Mariae, em Roma.
A iniciativa, organizada pela Presidência Nacional da Ação Católica Itália, nasceu do profundo vínculo que sempre uniu Pier Giorgio à experiência da Ação Católica, da qual ele foi testemunha ativa e comprometida, personificando de forma exemplar a vocação leiga à santidade na vida diária.
Exemplo vivo para a Ação Católica
Através desta Celebração Eucarística, a presidência Nacional da Ação Católica confia o caminho da Associação à intercessão de São Pier Giorgio Frassati, renovando seu compromisso de formar cristãos capazes de habitar o mundo com responsabilidade, esperança e fidelidade ao Evangelho
A proposta também faz parte da trajetória da Ação Católica, como sinal de compromisso e revitalização de sua missão educativa e associativa. Frassati é um exemplo vivo para a Associação, sendo testemunha de uma Fé alegre e radical, capaz de conciliar a intimidade com Deus, o compromisso eclesial, a paixão pela justiça e o cuidado concreto com os pobres.
Detalhes significativos do relicário
O relicário, que será instalado na igreja Domus Mariae ao final da celebração, foi criado para a canonização e contém o fragmento de uma vestimenta que pertenceu a São Pier Giorgio Frassati. A obra, assinada pela irmã Maria Agar Loche, é inspirada no famoso lema “Para o alto” (Verso l’alto), uma síntese apropriada do caminho espiritual e humano do jovem Santo.
A iconografia do relicário evoca alguns traços fundamentais da experiência cristã de Frassati, queridos à tradição da Ação Católica: a Eucaristia como centro da vida, o Terço, a presença de Maria e o amor pela Palavra de Deus. Oito pedras de lápis-lazúli evocam a definição de Frassati como “o homem das oito bem-aventuranças” e os materiais e a decoração remetem à montanha, símbolo de seu caminho espiritual e busca constante por Deus. (EPC)






Deixe seu comentário