Relíquias de são Francisco Xavier atraem 12 mil pessoas na Índia
A exposição dos restos mortais deste Santo missionário ocorre a cada dez anos, reunindo milhões de devotos de diversas regiões do país.
Goa – Índia (26/11/2024 12:18, Gaudium Press) A exposição das relíquias de São Francisco Xavier já atraiu mais de 12 mil devotos no estado ocidental de Goa, na Índia. Os restos mortais do Santo ficarão expostos durante 45 dias na Catedral da Sé para a veneração dos fiéis indianos.
A cerimônia de inauguração aconteceu na última quinta-feira, 21 de novembro, com uma Santa Missa matinal presidida pelo Arcebispo de Deli, Dom Anil Couto, e concelebrada por mais de 400 sacerdotes e Bispos. Após a celebração houve uma procissão com as relíquias pelas ruas da cidade.
Mais de 8 milhões de devotos são aguardados
O Santo é respeitado por diversos grupos de outras religiões, que o apelidaram carinhosamente de ‘protetor de Goa’. Este missionário católico é considerado um dos símbolos da paz na Índia. Como forma de preparar esta exposição, o governo do estado de Goa construiu 33 cabanas de peregrinos, com capacidade diária para abrigar 400 pessoas.
Os organizadores do evento esperam que, ao longo do período em que ficarão expostas, as relíquias atraiam 8 milhões de devotos. Em 2014, quando ocorreu a última exposição, ao menos 5,5 milhões de pessoas se deslocaram até o local para venerar as relíquias. A exposição estará aberta ao público até o dia 5 de janeiro, podendo ser visitada das 7h às 18h.
Relíquias expostas em um caixão de vidro
São Francisco Xavier nasceu na Espanha em 1506 e morreu na China em 1552 depois de ter realizado um notável trabalho missionário na Ásia, batizando dezenas de milhares de pessoas na Índia e no Japão. O braço direito do Santo está preservado na Itália, e um dedo do seu pé está na Índia, após ter sido arrancado por uma devota.
A exposição das relíquias do Santo acontece a cada dez anos desde 1964. Ao longo de 45 dias seu corpo é exposto em um caixão de vidro para evitar novos incidentes. Durante este período é comemorada a memória litúrgica do Santo, no dia 03 de dezembro. Esta é a 18ª vez que as relíquias de São Francisco Xavier são expostas. (EPC)
Deixe seu comentário