Gaudium news > Relíquia de São Benno de Meissen é restituída à Catedral de Dresden

Relíquia de São Benno de Meissen é restituída à Catedral de Dresden

Depois de 500 anos, uma relíquia de São Benno de Meissen retorna a sua diocese de origem na Alemanha. A relíquia havia sido transladada por questões de segurança durante a Reforma Protestante

Meissen Alemanha

Catedral de Dresden-Meissen. Foto de Brunswyk – Obrx², Wikipedia.

Redação (19/06/2024 07:00, Gaudium Press) No último domingo, 16 de junho de 2024, a Catedral de Dresden celebrou a chegada de uma relíquia de São Benno de Meissen, que foi o décimo Bispo da Diocese de Dresden-Meissen entre os anos de 1066 e 1106.

Retorno histórico

A Missa solene foi presidida pelo Bispo Dom Heinrich Timmerevers e contou com a participação de fiéis e autoridades eclesiásticas. A celebração foi igualmente transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da diocese. Dom Timmerevers destacou a importância das relíquias para a comunidade e falou sobre a figura de São Benno que “continua a semear a semente do Evangelho. Essa é a mensagem de Benno também hoje para nós.”Um Presente Histórico

A relíquia de São Benno de Meissen é um fragmento dos ossos do santo e ficará exposta na Capela de São Benno da Catedral de Dresden em um relicário confeccionado especialmente para a ocasião. Além da relíquia do fragmento ósseo, a mitra de São Benno também será exposta na capela.

A chegada da relíquia marca, na verdade, seu retorno à diocese de Dresden, onde São Bento foi bispo entre 1066 e 1106. Durante a Reforma Protestante, em 16 de junho de 1524, a relíquia foi transferida para a diocese de Munique, onde foi recebida com alegria e São Benno passou a ser venerado como padroeiro da cidade. O retorno da relíquia de Munique para Dresden comemora, portanto, os 500 anos dessa transferência histórica ocorrida durante a Reforma.

O novo relicário foi criado pelo ourives Norbert van Ooyen, em colaboração com o capítulo da catedral de Dresden. O deão da catedral, Andreas Kutschke, explicou que o desenho do relicário foi concebido para ser simples, mas ao mesmo tempo simbólico em relação à vida de São Benno. Entre os símbolos representados no relicário estão a vinha e o trigo, que lembram os primórdios da viticultura regional atribuídos ao santo, além de temas relacionados à Santa Eucaristia.

São Bento de Meissen

São Benno de Meissen nasceu por volta de 1010 e foi ordenado sacerdote em 1040. Nomeado bispo de Meissen pelo Imperador Henrique IV em 1066, Bento enfrentou tempos difíceis, incluindo a Guerra Saxônica e a disputa de investidura entre o imperador e o papa. Ele trabalhou pela paz territorial e fundou novas comunidades até sua morte por volta de 1106. São Benno foi sepultado na catedral de Meissen.

Contudo, em 1539, com a adesão da Saxônia à Reforma protestante, o Bispo de Meissen decidiu levar as relíquias do santo para a Baviera a fim de protegê-las. O dia 16 de junho é celebrado como a festa de São Benno na diocese de Dresden-Meissen. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas