Quatro anos após incêndio de Notre Dame de Paris
No dia 15 de abril de 2019, o mundo ficou chocado ao ver as chamas tomarem conta da catedral de Notre-Dame de Paris, uma das mais belas construções do Cristianismo. Quatro anos depois os trabalhos de restauração rumam para a etapa final
Redação (15/04/2023 08:00, Gaudium Press) No dia 15 de abril de 2019, o mundo ficou chocado ao ver as chamas tomarem conta da catedral de Notre-Dame de Paris, uma das mais belas construções do Cristianismo e monumento da história e da cultura francesa. O fogo começou por volta das 18h50 horário local, e em pouco tempo, as chamas se espalharam pela estrutura da catedral.
As imagens das chamas e da fumaça escura que se erguiam da Catedral foram transmitidas ao redor do mundo. Milhares de pessoas se reuniram nas ruas próximas para assistir com tristeza e lágrimas nos olhos um dos mais tristes episódios da história da França.
Os bombeiros trabalharam incansavelmente para controlar o incêndio, enfrentando dificuldades devido à altura das chamas. A ação rápida dos bombeiros ajudou a salvar as relíquias da Paixão de Cristo, o tesouro da catedral e a evitar uma catástrofe irreversível.
No entanto, os danos foram enormes: o telhado todo construído em carvalho foi consumido pelo fogo, a emblemática fecha de Viollet-le-Duc desmoronou de seus 93 metros de altura, danificando o transepto central.
Tristeza vivida no mundo todo
O incêndio em Notre-Dame de Paris foi uma tragédia para católicos e não católicos, franceses e não-franceses, a sua destruição foi sentida profundamente em todo o mundo. A catedral, um símbolo da arte, cultura e religião Católica, é um testemunho vivo de 800 anos de história.
A prova de que o incêndio foi vivido com tristeza ao redor do mundo, se comprovou com a chegada imediata de generosas doações feitas para a reconstrução do edifício.
Líderes mundiais, grandes milionários da França e do mundo, e mesmo contribuições mais modestas atestaram o desejo de rever novamente os brilhos dos vitrais de Notre-Dame e a “sinfonia em pedra” como descreveu Victor Hugo, em sua célebre obra literária.
Avanço dos trabalhos de reconstrução
Quatro anos após o terrível incêndio, os trabalhos de reconstrução e restauração caminham a passos largos rumo ao fim. A reabertura de Notre-Dame já tem data marcada e será no dia 8 de dezembro de 2024, solenidade da Imaculada Conceição.
Na reconstrução, trabalham cerca de mil pessoas reunidas na catedral ou em outras partes da França. Ao todo 42 mil m² do interior da igreja já foram limpos e a instalação dos vitrais já se faz progressivamente.
Neste 15 de abril de 2023, a base sobre a qual será colocada a nova flecha será totalmente instalada, o que permitirá até o fim deste ano ver a agulha de Viollet-le-Duc nas alturas. Quanto ao órgão principal, os 8 mil tubos devem ser instalados até o fim de 2023 após terem sido restaurados e limpos por alguns ateliers especializados. (FM)
Deixe seu comentário